segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Conhecer-se a si mesmo


O que se opõe, frequentemente, a que vos corrijais de um defeito, de um vício, seguramente, é porque não vos apercebeis mesmo que o tendes. 

Ao passo que vedes os menores defeitos de vosso vizinho, de vosso irmão, não
desconfiais mesmo que tendes os mesmos defeitos, talvez cem vezes maiores do que os deles.

 Isto não é senão uma consequência do orgulho que vos leva, como todos os seres imperfeitos, a não encontrar nada de bem senão em vós.

Deveríeis vos considerar um pouco como se isso não fosse vós.

 Figurai-vos, por exemplo, que o que fizestes ao vosso.irmão, foi o vosso irmão que vos fez, colocai-vos em seu lugar, que faríeis?

 Respondei sem dissimulação, porque creio que quereis a verdade.

 Fazendo isto, estou seguro que encontrareis, frequentemente, os defeitos que não vos apercebíeis
antes. 

Sede franco convosco mesmos, dai um pouco conhecimento ao vosso caráter, mas não o estragueis, porque as
crianças que se estragam se tornam, frequentemente, muito más, e aqueles que as estragaram são os primeiros a lhes sentir o efeito. 

Retornai um pouco o alforje onde estão colocados os vossos defeitos e os de outrem, colocai o vosso adiante e os de outrem para trás, e olhai bem se isso não vos faz abaixar a cabeça, quando tiverdes essa carga à frente.

🪴🌼🪴
LA FONTAINE.
Revista Espírita nº 6 – Ano VI
(Sociedade Espírita de Sens, 9 de março de 1863.)
🪴🌼🪴

21 de agosto

É comum a todos a experiência de ser violentamente abalado por algo que outra pessoa lhes disse ou fez.

Em vez de encarar o fato imediatamente, talvez você tenha dado tempo para que ele tomasse conta de você e afetasse todo o seu ser, a ponto de você ficar tenso e agressivo.

Pode ser até que você tenha começado bem o seu dia com as melhores intenções, com seu coração cheio de amor, determinado a ver somente o melhor em tudo.

Da próxima vez que isso acontecer, perceba imediatamente o que está se passando e eleve sua consciência chame por Mim.

Deixe sua mente se estabilizar em Mim para que você possa se tornar consciente de Mim e da Minha divina presença.

Ao agir assim, sinta a diferença.

Se você conseguir sempre voltar rapidamente seus pensamentos para Mim e para o Meu divino amor quando se encontrar numa situação negativa, tudo se modificará completamente.

Lembre-se desta ideia da próxima vez.

Experimente-a e comprove como funciona.

🪴🌼🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌼🪴

 




🪴🌼🪴

MENSAGEM DO ESE:

II – Mundos de Expiações e de Provas

13 – Que vos direi, que já não conheçais, dos mundos de expiações, pois que basta considerar a Terra que habitais? A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que ela não é um mundo primitivo, destinado à encarnação de Espíritos ainda mal saídos das mãos do Criador. Suas qualidades inatas são a prova de que já viveram e realizaram um certo progresso, mas também os numerosos vícios a que se inclinam são o indício de uma grande imperfeição moral. Eis porque Deus os colocou num mundo ingrato, para expiarem suas faltas através de um trabalho penoso e das misérias da vida, até que se façam merecedores de passar para um mundo mais feliz.

14 – Não obstante, não são todos os Espíritos encarnados na Terra que se encontram em expiação. As raças que chamais selvagens constituem-se de Espíritos apenas saídos da infância, e que estão, por assim dizer, educando-se e desenvolvendo-se ao contato de Espíritos mais avançados. Vem a seguir as raças semicivilizadas, formadas por esses mesmos Espíritos em progresso. Essas são, de algum modo, as raças indígenas da Terra, que se desenvolveram pouco a pouco, através de longos períodos seculares, conseguindo algumas atingir a perfeição intelectual dos povos mais esclarecidos

Os Espíritos em expiação aí estão, se assim nos podemos exprimir como estrangeiros. Já viveram em outros mundos, dos quais foram excluídos por sua obstinação do mal, que os tornava causa de perturbação para os bons. Foram relegados, por algum tempo, entre os Espíritos mais atrasados, tendo por missão fazê-los avançar, porque trazem uma inteligência desenvolvida e os germes dos conhecimentos adquiridos. È por isso que os Espíritos punidos se encontram entre as raças mais inteligentes, pois são estas também as que sofrem mais amargamente as misérias da vida, por possuírem mais sensibilidade e serem mais atingidas pelos atritos do que as raças primitivas, cujo senso moral é mais obtuso.

15 – A Terra nos oferece, pois, um dos tipos de mundos expiatórios, em que as variedades são infinitas, mas têm por caráter comum servirem de lugar de exílio para os Espíritos rebeldes à lei de Deus. Nesses mundos, os Espíritos exilados têm de lutar, ao mesmo tempo, contra a perversidade dos homens e a inclemência da natureza, trabalho duplamente penoso, que desenvolve a uma só vez as qualidades do coração e as da inteligência. È assim que Deus, na sua bondade, torna o próprio castigo proveitoso para o progresso do Espírito.

🪴🌼🪴
SANTO AGOSTINHO
Paris, 1862
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🪴🌼🪴

Rotina


Quantos de nós já reclamamos da nossa rotina; de fazer tudo igualzinho todos os dias.

E não fazemos nada para mudar, só lamentações.

Quantas vezes não damos o mínimo de atenção para as pessoas que estão ao nosso lado e nos querem bem.

Tudo pela suposta falta de tempo ou porque estamos atribuladíssimos com coisas tão desnecessárias.

Pensem que quando nos é colocado um momento em nossas vidas por menor que ele seja, é para que possamos aproveitá-lo da melhor forma.

Se deixarmos passar esse momento ele não volta mais, e será aquilo que dizemos, o tempo perdido, ou melhor dito a oportunidade desperdiçada.

Por essa razão, vamos deixar de lado as lamentações e fazer da chamada “rotina” algo prazeroso para mudança em nossas vidas.

Vamos procurar ter mais paciência e atenção para com aqueles que nos querem bem e estão ao nosso lado por alguma razão.

Nunca desperdice o tempo que aí está, pois a cada momento por menor que seja este tempo, ele nos é muito valioso para nosso aprimoramento.

Mexa-se e procure encontrar razões para praticar a caridade, pois isto é o que importa e te conforta.

🪴🌼🪴
Gotas de Paz
🪴🌼🪴

Impaciência


Assunto importante nas áreas da paciência: a cura da impaciência que freqüentemente alimentamos em detrimento de nós próprios.

Se somarmos os dias e os minutos que sacamos nos créditos do tempo, a fim de acalentar irritação contra nós mesmos, verificaremos que o desespero manifesto ou imanifesto se nos erige na existência em fator de dilapidação, desencadeando enfermidade ou desequilíbrio, desastre ou morte prematura.

E não é só no setor de prejuízo pessoal que o tema nos merece reflexão. A intemperança mental, à frente de nossas fraquezas ou desacertos, gera nos outros azedume ou desânimo, tristeza ou prevenção, estragando-lhes a vida.

Nas horas em que nos conscientizamos, a cerca dos erros que nos sejam próprios, acalmemo-nos para pensar ao invés de lastimarmo-nos sem proveito.

Registrar as nossas falhas, diligenciando saná-las ou suprimi-las, de vez que menosprezando responsabilidades e compromissos, menosprezamos a nós mesmos.

Devemos examinarmo-nos com paciência e coragem que nos induzam a melhoria.

Teremos errado, fracassado, destruído recursos ou sofrido ilusões e desilusões.

Queixa inútil e autopiedade, porém, não edificam.

Reconheçamos com sinceridade os obstáculos, mutilações morais, conflitos e deficiências que nos caracterizam o modo de ser e que comumente nos fazem cair no chão do arrependimento.

Entretanto, não nos permitamos permanecer estirados em angústia vazia e sim, compreendendo os tesouros do tempo de que a Divina Providência nos enriqueceu, procuremos reerguer-nos, trabalhar, corrigir-nos e burilar-nos, tantas vezes quantas se nos façam necessárias, porque a impaciência, de qualquer modo, de nada nos serve e nem ajuda a ninguém

🪴🌼🪴
Bibliografia:
Do Livro: Rumo Certo – Emmanuel – Psicografia de Francisco Cândido Xavier
🪴🌼🪴

Renovemo-nos dia a dia


“…Transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” — PAULO (Romanos, 12:2)

Não adianta a transformação aparente da nossa personalidade na feição exterior. Mais títulos, mais recursos financeiros, mais possibilidades de conforto e maiores considerações sociais podem ser simples agravo de responsabilidade.

Renovemo-nos por dentro.

É preciso avançar no conhecimento superior, ainda mesmo que a marcha nos custe suor e lágrimas.

Aceitar os problemas do mundo e superá-los, à força de nosso trabalho e de nossa serenidade, é a fórmula justa de aquisição do discernimento.

Dor e sacrifício, aflição e amargura, são processos de sublimação que o Mundo Maior nos oferece, a fim de que a nossa visão espiritual seja acrescentada.

Facilidades materiais costumam estagnar-nos a mente, quando não sabemos vencer os perigos fascinantes das vantagens terrestres.

Renovemos nossa alma, dia a dia, estudando as lições dos vanguardeiros do progresso e vivendo a nossa existência sob a inspiração do serviço incessante.

Apliquemo-nos à construção da vida equilibrada, onde estivermos, mas não nos esqueçamos de que somente pela execução de nossos deveres, na concretização do bem, alcançaremos a compreensão da vida, e, com ela, o conhecimento da “perfeita vontade de Deus”, a nosso respeito.

🪴🌼🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Relicário de luz
🪴🌼🪴

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.