terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Educação para o autoamor



Amar‐se não significa laborar por privilégios e vantagens pessoais, mas o modo como convivemos conosco. Resume‐se, basicamente, como tratamos a nós próprios. A relação que estabelecemos com o nosso mundo íntimo. Sobretudo, o respeito que exercemos àquilo que sentimos. A autoestima surge quando temos atitude cristã com nossos sentimentos. O amor a si não se confunde com o egoísmo, porque quem tem atitude amorosa consigo está centrado no self. Deslocou o foco de seus sentimentos para a fonte de sabedoria e elevação, criando ressonância com o ritmo de Deus.

Amar‐se é ir ao encontro do Si Mesmo como denominava Jung. Alinhavemos alguns tópicos sugestivos que poderão constar no programa de debates para reeducação da vida emocional e psicológica à luz dos fundamentos do Espiritismo. Tomemos por base a análise educacional de Allan Kardec que diz na questão número 917 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS:

“A educação convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir‐se‐á corrigi‐los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação. É grave erro pensar‐se que, para exercê‐la com proveito, baste o conhecimento da Ciência”.

Responsabilidade — Somos os únicos responsáveis pelos nossos sentimentos.

Consciência — O sentimento é o espelho da vida profunda do ser e expressa os recados da consciência. Nossos sentimentos são a porta que se abre para esse mundo glorioso que se encontra “oculto”, desconhecido.

Ética para conosco — Somos tratados como nos tratamos. Como sermos merecedores de amor do outro, se não recebemos nem o nosso próprio?

Juízo de valor — Não existem sentimentos certos ou errados.

Automatismos e complexos — O sentimento pode ser sustentado por mecanismos alheios à vontade e à intenção.

Autoamor é um aprendizado — Construir um novo olhar sobre si, desenvolver sentimentos elevados em relação a nós, constitui um longo caminho de experiências nas fieiras da educação.

Domínio de si — Educar sentimentos é tomar posse de nós próprios.

Aceitação — Só existe amor a si através de uma relação pacífica com a sombra.

Renovação do sistema de crenças — Superar os preconceitos. Julgamentos formulados a partir do sistema de crenças desenvolvidas com base na opinião alheia desde a infância.

Ação no bem — Integração em projetos solidários. A aquisição de valor pessoal e convivência com a dor alheia trazem gratidão, estima pelas vivências pessoais. Cuidando bem de nós próprios, somos, simultaneamente, levados a estender ao próximo o tratamento que aplicamos a nós, independente de sermos amados, passamos a experimentar mais alegria em amar. A ética de amor a si deve estar afinada com o amor ao próximo.

Assertividade — Diálogo interno. Uma negociação íntima para zelar pelos limites do interesse pessoal.

Florescer a singularidade — O maior sinal de maturidade. Estamos muito afastados do que verdadeiramente somos.

Ter as rédeas de si mesmo — Para muitos o personalismo surge nesse ato de gerir a vida pessoal com independência. Pelo simples fato de não saberem como manifestar seus desejos e suas intenções, abdicam do controle íntimo e submetem‐se ao controle externo de pessoas e normas.

Construção da autonomia — Autonomia é capacidade de sustentar sentimentos nobres acerca de nós próprios.

Identificação das intenções — aprender a reconhecer o que queremos, qual nossa busca na vida. Quase sempre somos treinados a saber o que não queremos.

Sentir‐se bem consigo é sinônimo de felicidade, acesso à liberdade. É permitir que a centelha sagrada de Deus se acenda em nós. Conhecer a arte de manejar caracteres.

Portanto, a feliz colocação de Fénelon merece a nossa mais ardorosa atenção: O amor é essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado.

Não esqueçamos a recomendação de Lázaro: “O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa” (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – capítulo XI – item 8).

🌾🎋🌾
Ermance Dufaux
Wanderley S. de Oliveira
Obra: Escutando sentimentos
🌾🎋🌾

19 de dezembro

Esta é uma vida de ação e mudança.

Não seja complacente; evite se encaixar no sulco da trilha da rotina porque isso pode levar à estagnação.

Você tem que realizar seu próprio trabalho espiritual, sua própria busca pelo caminho que lhe convém.

Descubra em que você precisa mudar e comece agora a trabalhar nesse sentido.

Se a mudança for desconfortável, quanto mais rápido você se livrar dela melhor.

É menos doloroso tirar um esparadrapo com um só puxão do que ir tirando devagarinho.

Portanto, faça o que é necessário sem perder tempo. Mergulhe no novo sem hesitação e saiba que será muito melhor do que o que você deixou para trás.

Com a mudança vem a vida, uma vida plena e gloriosa.

Esta vida está sendo oferecida a você. Aceite-a e dê graças eternas por ela.

🌾🎋🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🎋🌾


 


 


🌾🎋🌾

MENSAGEM DO ESE:

Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança de cura?

– Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se-lhe alguns instantes de angústias, apressando-se-lhe o fim?

Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir o homem até à borda do fosso, para daí o retirar, a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar idéias diversas das que tinha? Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A Ciência não se terá enganado nunca em suas previsões?

Sei bem haver casos que se podem, com razão, considerar desesperadores; mas, se não há nenhuma esperança fundada de um regresso definitivo à vida e à saúde, existe a possibilidade, atestada por inúmeros exemplos, de o doente, no momento mesmo de exalar o último suspiro, reanimar-se e recobrar por alguns instantes as faculdades! Pois bem: essa hora de graça, que lhe é concedida, pode ser-lhe de grande importância. Desconheceis as reflexões que seu Espírito poderá fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe pode poupar um relâmpago de arrependimento.

O materialista, que apenas vê o corpo e em nenhuma conta tem a alma, é inapto a compreender essas coisas; o espírita, porém, que já sabe o que se passa no além-túmulo, conhece o valor de um último pensamento. Minorai os derradeiros sofrimentos, quanto o puderdes; mas, guardai-vos de abreviar a vida, ainda que de um minuto, porque esse minuto pode evitar muitas lágrimas no futuro.

🌾🎋🌾
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 28.)
🌾🎋🌾

MANTENDO A SERENIDADE


Consideremos que existem atitudes e assuntos que preservam o equilíbrio e a serenidade do grupo de criaturas a que pertençamos na Terra, como já se dispõe no mundo de vacinas diversas que fazem a defesa da saúde humana.
***
Saibamos arredar da nossa influência pessoal o que seja claramente desnecessário à sustentação da paz no campo dos outros.
***
Se ouviste algum apontamento desagradável, ao redor de pessoa determinada, assume a função de extintor do comentário infeliz, porque a transmissão de conhecimento desse naipe não tem qualquer significação construtiva.
***
Diante de um amigo, que se queixa desse ou daquele parente, não comuniques ao parente acusado o desabafo havido, porque apenas agravarias uma guerra familiar que adia indefinidamente a comunhão daqueles que nascem nos mesmos laços de consanguinidade para o aprendizado da união fraternal.
***
Não dramatizes os próprios problemas, para não difundir impressões exageradas de temas negativos, capazes de prejudicar a muita gente.
***
Abstém-te de vaticinar calamidades que provavelmente jamais aconteçam.
***
Protege-te contra o veneno dos boatos, aprendendo a ouvi-los e esquecê-los.
***
Se tiveres algum pressentimento ou algum sonho, vislumbrando ocorrências infelizes, silencia e ora pela paz dos que estejam incluídos em tuas impressões, porque a Espiritualidade Maior te permite esses informes imprecisos para que ajudes a atenuar o mal ou extingui-lo e não para que lhe favoreças a expansão.
***
Recorda: em muitos lances difíceis da vida, a serenidade dos outros depende exclusivamente de nós.

🌾🎋🌾
EMMANUEL
CHICO XAVIER
Obra: Calma
🌾🎋🌾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.