sábado, 30 de dezembro de 2023

Questões a meditar


Você dominará sempre as palavras que não disse, entretanto, se subordinará àquelas que pronuncie. 

Zele pela tranquilidade de sua consciência, sem descurar de sua apresentação exterior. 

No que se refere à alimentação, é importante recordar a afirmativa dos antigos romanos: “há homens que cavam a sepultura com a própria boca.”

Tanto quanto possível, em qualquer obrigação a cumprir, esteja presente, pelo menos dez minutos antes, no lugar do compromisso a que você deve atender.

 A inação entorpece qualquer faculdade.

O sorriso espontâneo é uma benção atraindo outras bençãos.

 Servir, além do próprio dever, não é bajular e sim ganhar segurança.

Cada pessoa a quem você preste auxílio, é mais uma chave na solução de seus problemas. 

É natural que você faça invejosos, mas não inimigos.

Cada boa ação que você pratica, é uma luz que você acende, em torno dos próprios passos.

Quem fala menos ouve melhor, e que ouve melhor aprende mais.

🎋🌱🎋
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Sinal verde
🎋🌱🎋

30 de dezembro

Você representa Minhas mãos e Meus pés.

Eu tenho que trabalhar em você e através de você para revelar Meus prodígios e Minhas glórias.

Eu tenho que usar você para trazer para o mundo o Meu reino, para realizar o novo céu e a nova terra.

Enquanto você não perceber que Eu preciso de você, você continuará a ouvir falar sobre este maravilhoso novo céu e nova terra, mas você não os verá, não viverá neles e não será testemunha de como eles funcionam.

De que adianta sonhar com a Utopia?

É preciso concretizá-la e isso só será possível quando você parar de falar sobre ela e começar a vivê-la.

Se você vê uma pessoa se afogando, não adianta ficar em terra firme berrando instruções.

É preciso se jogar na água e fazer algo a respeito.

Portanto, não adianta nada ficar lendo como criar um novo céu e uma nova terra. Você tem que começar já a vivê-los para conseguir concretizá-los.

🎋🌱🎋
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🎋🌱🎋





🎋🌱🎋

MENSAGEM DO ESE:

Bem-aventurados os aflitos. Justiça das aflições

Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. — Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. — Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)

Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. — Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. — Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)

Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. — Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)

Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz.

É, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições?

Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.

🎋🌱🎋
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 1 a 3.)
🎋🌱🎋

Reflexão: Pai Nosso


Se em minha vida não ajo como filho de Deus, fechando o meu coração ao amor,

será inútil dizer: PAI NOSSO.
******
Se os meus valores são representados pelos bens da Terra,

será inútil dizer: QUE ESTAIS NO CÉU.
*******
Se penso apenas em ser, cristão por medo, superstição e comodismo,

será inútil dizer: SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.
*****
Se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades,

será inútil dizer: VENHA A NÓS O VOSSO REINO.
*******
Se no fundo o que quero mesmo é que todos os meus sonhos se realizem,

será inútil dizer: SEJA FEITA A VOSSA VONTADE.
********
Se prefiro acumular riquezas, desprezando os meus irmãos que passam fome,

será inútil dizer: O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE.
********
Se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho,

será inútil dizer: PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS OS
NOSSOS DEVEDORES.
*********
Se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Cristo,

será inútil dizer: NÃO NOS DEIXE CAIR EM NOVAS TENTAÇÕES.
********
Se por minha vontade procuro prazeres materiais e tudo o que é proibido me seduz,

será inútil dizer: MAS LIVRA-NOS SENHOR DE TODO O MAL.
**********
Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar,

será inútil dizer: AMÉM

🎋🌱🎋
Não sabemos a autoria
(Publicado no Boletim GEAE Número 346 de 25 de maio de 1999)
🎋🌱🎋

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.