segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Fé, rogativa e resultado


 Em matéria de fé não te esqueças do esforço na realização que te propões a alcançar.

O lavrador confia na colheita, mas, para isso, não menospreza o próprio suor no arado laborioso, permanecendo em atenciosa vigília, desde os problemas da sementeira às equações do celeiro.

 O arquiteto conta materializar a construção que lhe nasce do gênio criativo, porém, para atingi-la, vela pela segurança da obra, desde a base ao teto, consciente de que insignificante erro de cálculo lhe comprometeria o serviço integral.

O professor conhece os méritos da escola, mas não ignora a necessidade da própria renúncia na formação cultural do discípulo, permanecendo na tarefa assistencial, em favor dele, desde o alfabeto ao título de competência.

 O operário espera o vencimento mensal que lhe assegura a subsistência, no entanto, sabe que não pode relaxar os próprios deveres, a fim de que a supervisão do trabalho não o exonere ou prejudique.

 Fé que apenas brilhe na palavra vazia ou fé parasitária que somente se equilibra pela influência alheia, nutrindo-se tão somente de promessas brilhantes e relegando a outrem as obrigações que a vida lhe assinala, serão sempre atitudes superficiais daqueles que se infantilizam à frente das responsabilidades que o Senhor confere a cada um de nós.

Aceitemos o imperativo de nossa própria renovação com o Cristo, se realmente buscamos um clima de elevação à própria existência.

Tracemos nosso ideal superior, utilizando nossas melhores esperanças, todavia, não nos esqueçamos de transpirar no esforço próprio, doando nossas forças na edificação que pretendemos buscar, porque a fé em si constitui dinamismo atuante de nossas energias, condicionado à forma e à natureza de nossas orações ou de nossos desejos, impondo-nos, inevitavelmente, o resultado das ações que nos são próprias, seja na luz redentora do bem ou na treva escravizante do mal.

🥀🪴🥀
Emmanuel
Chico Xavier  
Obra: Fé, paz e amor
🥀🪴🥀

16 de setembro

A vida é plena e transbordante de coisas novas, mas é preciso jogar fora o que é velho para dar lugar para o novo.

O processo de esvaziamento pode ser muito doloroso, porque depois de jogar fora o velho você pode se sentir inseguro, só e despojado, sem ter onde se segurar.

Você pode achar que a vida acabou, só restou um vazio sem significado, e pode se desesperar.

Acredite que, se você está passando por esse processo, é porque é necessário se desfazer do que é velho para poder ser preenchido com o novo.

Não perca as esperanças e aguente firme até estar completamente esvaziado.

Aí então você poderá recomeçar com o Espírito e a verdade, livre de velhos ranços.

Você poderá ser como uma criança, aproveitando plenamente as maravilhas de uma nova vida que o irá preencher gradualmente.

🥀🪴🥀
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🥀🪴🥀








🥀🌴🥀

Mensagem do ESE:

A fé: mãe da esperança e da caridade

Para ser proveitosa, a fé tem de ser ativa; não deve entorpecer-se. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, cumpre-lhe velar atentamente pelo desenvolvimento dos filhos que gerou.
A esperança e a caridade são corolários da fé e formam com esta uma trindade inseparável. Não é a fé que faculta a esperança na realização das promessas do Senhor? Se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que dá o amor? Se não tendes fé, qual será o vosso reconhecimento e, portanto, o vosso amor?
Inspiração divina, a fé desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da regeneração. Preciso é, pois, que essa base seja forte e durável, porquanto, se a mais ligeira dúvida a abalar que será do edifício que sobre ela construirdes? Levantai, conseguintemente, esse edifício sobre alicerces inamovíveis. Seja mais forte a vossa fé do que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, visto que a fé que não afronta o ridículo dos homens não é fé verdadeira.
A fé sincera é empolgante e contagiosa; comunica-se aos que não na tinham, ou, mesmo, não desejariam tê-la. Encontra palavras persuasivas que vão à alma, ao passo que a fé aparente usa de palavras sonoras que deixam frio e indiferente quem as escuta. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para a incutirdes nos homens. Pregai pelo exemplo das vossas obras para lhes demonstrardes o merecimento da fé. Pregai pela vossa esperança firme, para lhes dardes a ver a confiança que fortifica e põe a criatura em condições de enfrentar todas as vicissitudes da vida.
Tende, pois, a fé, com o que ela contém de belo e de bom, com a sua pureza, com a sua racionalidade. Não admitais a fé sem comprovação, cega filha da cegueira. Amai a Deus, mas sabendo porque o amais; crede nas suas promessas, mas sabendo porque acreditais nelas; segui os nossos conselhos, mas compenetrados do um que vos apontamos e dos meios que vos trazemos para o atingirdes. Crede e esperai sem desfalecimento: os milagres são obras da fé.

🥀🌴🥀
— José, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 11.)
🥀🪴🥀

Hoje


Hoje é a tua melhor oportunidade.

Não te angusties pelo passado e nem te inquietes pelo futuro.

A colheita é sempre uma consequência natural da semeadura.

Pensa na transitoriedade da vida física e não desperdices os minutos.

Viver, todos vivem, mas viver com consciência, é privilégio de poucos.

Disse Jesus:

"... onde está o vosso tesouro, aí estará o vosso coração".

Que o teu percurso no mundo seja um ponto de orientação para os que vagueiam sem rumo.

Aprimora os teus conhecimentos e exercita a paciência.

Cultiva as flores da alegria no jardim da esperança.

A compreensão é a luz do espírito

O homem é igual à semente que existe em função dos frutos que produz.

Vive como se hoje fosse o dia assinalado para o teu encontro definitivo com Deus, diante do qual não deves comparecer de mãos vazias.

Se te sentires solitário, lembra-te do Senhor caminhando sozinho entre a multidão e segue carregando o fardo que te comprime o peito.

Todos seremos chamados individualmente ao testemunho da fé.

O segredo da felicidade é saber esperar.

🥀🪴🥀
Espírito Pastorino
Médium Chico Xavier
🥀🪴🥀

2 comentários:

Obrigada pelo comentário.