sábado, 19 de outubro de 2024

Lentidão e empenho



- Por que a evolução nos parece ser tão lenta?

Porque os espíritos, a caminho do aperfeiçoamento, descrevem sinuosa trajetória e, assim sendo, porque menosprezam os valores do tempo, estão sempre se candidatando a um novo recomeço.

- O que o espírito poderia fazer para apressar o passo na senda da evolução?

Ser mais determinado na superação de si mesmo.

- Como o espírito encarnado poderia manter-se mais consciente das finalidades da existência humana?

Se o homem pensasse com mais freqüência na transitoriedade de tudo quanto o rodeia na Terra, não daria excessivo valor ao que o mantém encarcerado à ilusão do imediatismo.

- Como o espírito conseguiria ser mais disciplinado?

Não se consentindo qualquer tempo ocioso. A ociosidade física e mental é um dos maiores entraves ao aproveitamento do espírito na experiência reencarnatória.

- O corpo, porém, necessita repouso...

Que lhe é concedido em demasia. Infelizmente, em maioria, os homens vivem a cultura do corpo e não a do espírito.

- Você acha que o homem deveria treinar para dormir menos?

Alguns espíritos passam dormindo mais de 1/3 da encarnação.

- É o corpo ou o espírito que não está preparado?...

O corpo é efeito e não causa.

- Por que existem pessoas que não conseguem ler um livro?

Falta de criar o hábito da boa leitura.

- A meditação é um bom exercício espiritual?

A caridade é melhor.

- Que tipo de caridade?

Aquela em que nos envolvemos pessoalmente.

🍂🌷🍂
Carlos A. Baccelli,
pelo Espírito Francisco Cândido Xavier
Obra: Chico Xavier Responde
🍂🌷🍂

19 de outubro

Se você se perdeu, a maneira mais rápida e fácil de achar novamente o caminho é ficar quieto, e na paz e na quietude procurar a sua direção.

Você está disposto a reservar um tempinho para ficar quieto e se interiorizar ou você acha isso um desperdício de tempo e quer seguir em frente fazendo tudo que você tem para fazer?

Toda alma precisa de uma direção, porque sem direção você pode ficar completamente perdido no labirinto da vida.

Por isso, por que não passar todos os dias alguns momentos a sós coMigo para determinar para onde você está indo?

À medida que você aprender a fazer isso, você descobrirá uma profunda necessidade interior por esta comunhão e ansiará por passar mais e mais tempo coMigo neste estado de consciência.

Portanto, mantenha-se alerta e responda a esses anseios que vêm de dentro de você; nunca os descarte com impaciência, achando que não tem tempo.

EU lhe afirmo que há tempo para tudo.

🍂🌷🍂
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍂🌷🍂






🍂🌷🍂

MENSAGEM DO ESE:

Ação da prece. Transmissão do pensamento (II)

Se em duas partes se dividirem os males da vida, uma constituída dos que o homem não pode evitar e a outra das tribulações de que ele se constituiu a causa primária, pela sua incúria ou por seus excessos (cap. V, nº 4), ver-se-á que a segunda, em quantidade, excede de muito à primeira. Faz-se, portanto, evidente que o homem é o autor da maior parte das suas aflições, às quais se pouparia, se sempre obrasse com sabedoria e prudência.

Não menos certo é que todas essas misérias resultam das nossas infrações às leis de Deus e que, se as observássemos pontualmente, seríamos inteiramente ditosos. Se não ultrapassássemos o limite do necessário, na satisfação das nossas necessidades, não apanharíamos as enfermidades que resultam dos excessos, nem experimentaríamos as vicissitudes que as doenças acarretam. Se puséssemos freio à nossa ambição, não teríamos de temer a ruína; se não quiséssemos subir mais alto do que podemos, não teríamos de recear a queda; se fôssemos humildes, não sofreríamos as decepções do orgulho abatido; se praticássemos a lei de caridade, não seríamos maldizentes, nem invejosos, nem ciosos, e evitaríamos as disputas e dissensões; se mal a ninguém fizéssemos, não houvéramos de temer as vinganças, etc.
Admitamos que o homem nada possa com relação aos outros males; que toda prece lhe seja inútil para livrar-se deles; já não seria muito o ter a possibilidade de ficar isento de todos os que decorrem da sua maneira de proceder?

Ora, aqui, facilmente se concebe a ação da prece, visto ter por efeito atrair a salutar inspiração dos Espíritos bons, granjear deles força para resistir aos maus pensamentos, cuja realização nos pode ser funesta. Nesse caso, o que eles fazem não é afastar de nós o mal, porém, sim, desviar-nos a nós do mau pensamento que nos pode causar dano; eles em nada obstam ao cumprimento dos decretos de Deus, nem suspendem o curso das leis da Natureza; apenas evitam que as infrinjamos, dirigindo o nosso livre-arbítrio. Agem, contudo, à nossa revelia, de maneira imperceptível, para nos não subjugar a vontade. O homem se acha então na posição de um que solicita bons conselhos e os põe em prática, mas conservando a liberdade de segui-los, ou não. Quer Deus que seja assim, para que aquele tenha a responsabilidade dos seus atos e o mérito da escolha entre o bem e o mal. É isso o que o homem pode estar sempre certo de receber, se o pedir com fervor, sendo, pois, a isso que se podem sobretudo aplicar estas palavras: “Pedi e obtereis.”

Mesmo com sua eficácia reduzida a essas proporções, já não traria a prece resultados imensos? Ao Espiritismo fora reservado provar-nos a sua ação, com o nos revelar as relações existentes entre o mundo corpóreo e o mundo espiritual.

🍂🌷🍂
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, item 12.)
🍂🌷🍂

MESMO QUANDO


Mesmo quando tudo te pareça convite ao desalento, não deixes de fazer a tua parte na construção do Mundo Melhor.

Ainda que te sintas sozinho, não cesses de levar adiante o empreendimento das boas obras.

Embora sob o peso desigual da luta, não admitas derrota e nem penses em retirada.

Se necessário, procura adaptar a tarefa às tuas possibilidades de concretizá-la, mas não penses em extingui-la de todo.

Não olvides que, se te faltam incentivo e colaboração por parte dos companheiros encarnados, os amigos desencarnados não te deixarão sem apoio.

Aprende, pois, a contar com as mãos invisíveis que, pousando sobre as tuas no manejo da charrua do Bem, contigo lavrarão e semearão a terra, onde, pela graça de Deus, nenhuma das sementes que plantares se perderá.

🍂🌷🍂
Irmão José (psic. Carlos Baccelli - do livro "Ajuda-te e o Céu te Ajudará")
🍂🌷🍂

Um comentário:

  1. Bom dia.a 3 meses atrás estava na internet e fiz a seguinte pergunta ao site de busca. O que Deus tem a me dizer Hoje. Foi onde encontrei este blog de mensagens que desde então faz parte dos meus dias. Sou espírita a 20 anos e fui direcionado justamente para onde estou agora. Existe o meu dia antes da leitura e da prece e existe o meu outro dia após a leitura e prece. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.