A insatisfação responde pela presença de muitos males e sofrimentos no organismo social, gerando desequilíbrios que poderiam perfeitamente ser evitados.
Utilizando-se de mecanismos de evasão, a criatura evita assumir a própria realidade, elaborando modelos de fictícia felicidade, para os quais transfere as aspirações, produzindo os estados de inconformismo, de desgosto, a que se aferra, perdendo as excelentes ocasiões de conhecer-se e plenificar-se.
Tais padrões passam então a ser-lhe metas, sempre improváveis de concretizarem-se, e mesmo quando consegue alcançar os patamares próximos, porque os seus são objetivos fantasiosos, mantém-se no mesmo estado de morbidez, de desajuste.
Pequenas características tornam-se-lhe fundamentais, e detalhes que o diferenciam do que considera belo, saudável, estético e feliz adquirem alta importância, assim mantendo o condicionamento de desditoso.
De caráter rebelde e conduta perturbadora, despreza os recursos preciosos que dispõe, anelando somente pelo que gostaria de ser, de ter, de parecer.
Aguarda, nesse clima de inconformação, um milagre que jamais lhe ocorrerá de fora para dentro, sem realizar o notável esforço de transformação de conceito, bem como a mudança de atitude de dentro para fora.
Aprofunda-te no autoconhecimento, redescobrindo-te.
És conforme te elaboraste na sucessão do tempo.
As tuas matrizes encontram-se no passado espiritual que não mais alcançarás.
Entretanto, através de novos comportamentos alterarás o ritmo e as ocorrências da vida.
Examina-te e tem a coragem de enfrentar como te encontras, elaborando paradigmas e propostas reais que conseguirás alcançar.
A fuga de ti mesmo não leva a lugar algum, porquanto jamais te dissociarás da tua realidade.
Inicia um programa de autovalorização analisando os fatos, conforme mereçam, ou não, consideração.
A nada, a ninguém culpes pelo que consideras insucessos.
A pessoa irresponsável, quando não se esforça para alterar o que pode ser modificado, transfere a responsabilidade para as circunstâncias que acredita más, as pessoas, ou culpa-se a si mesmo, preferindo a queixa e a comiseração ao esforço profícuo.
O tempo, o lugar, a sociedade, o governo, a inveja alheia, a competição malsã, a má sorte ou a sua fraqueza são os ingredientes para justificar a acomodação, o falso sofrimento de que se diz objeto.
Ruma na direção das estrelas.
Impõe novos conceitos à vida e trabalha por vivenciá-los de forma edificante.
Quem tem piedade de si mesmo, nega-se a receber ajuda do seu próximo.
O insatisfeito, além de ingrato, é rebelde e preguiçoso, que prefere as sombras da reclamação e do atraso, às claridades do progresso libertador.
Não te permitas utopias existenciais, partindo para a conquista de realizações legítimas.
💐🌿💐
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Momentos de saúde
💐🌿💐
11 de fevereiro
Enquanto você não estiver disposto a se entregar a Mim e se recolher na quietude para poder se sintonizar coMigo, Eu não terei um canal para poder trabalhar.
Lembre-se sempre, você tem que fazer a sua parte.
Você tem que ordenar suas prioridades e, agindo assim, abrir todas as portas, e então Eu serei capaz de trabalhar maravilha após maravilha em você e através de você.
Sem canais, Meu trabalho é tolhido.
Eu preciso de mais e mais canais desobstruídos no seu centro para que nada Me impeça de fluir livremente em você e através de você.
Eu não posso usá-lo até que você tenha se dado. Eu nunca tomo nada que não me tenha sido dado de boa vontade.
Portanto, doe-se inteiro a Mim, não segure nada, e, ao se dar, esqueça completamente o ego.
Entre no ritmo da vida, no Meu ritmo, e flua com graça e despreocupação.
Não perca mais tempo pensando sobre isso mas faça alguma coisa a respeito.
💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐
💐🌿💐
MENSAGEM DO ESE:
Deixai que venham a mim as criancinhas (II)
Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas!
Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? E o amor, é a caridade! Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer? Direis a todos os instantes de vossa vida: “Meu Pai, que a tua vontade se faça e não a minha; se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito sejas, porquanto é para meu bem, eu o sei, que a tua mão sobre mim se abate. Se é do teu agrado, Senhor, ter piedade da tua criatura fraca, dar-lhe ao coração as alegrias sãs, bendito sejas ainda.
Mas, faze que o amor divino não lhe fique amodorrado na alma, que incessantemente faça subir aos teus pés o testemunho do seu reconhecimento!”
Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiem e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que seja capaz de lhe conspurcar a pureza; sentireis diminuir dia a dia o peso da matéria e, qual pássaro que adeja nos ares e já não se lembra da Terra, subireis continuamente, subireis sempre, até que vossa alma, inebriada, se farte do seu elemento de vida no seio do Senhor.
💐🌿💐
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, item 19.)
💐🌿💐
Infelizes deles!
Que pensar dos que abusam da superioridade da posição social, para oprimirem o fraco sem proveito?
- Esses merecem o anátema: Infelizes deles! Serão oprimidos, por sua vez, e renascerão numa existência em que sofrerão tudo o que fizeram sofrer.
(“O Livro dos Espíritos” nº 807)
Os espíritos superiores foram incisivos na resposta dada ao codificador: Os que oprimem serão oprimidos.
Infelizes deles, então, os espíritos encarnados que se constituem em obstáculo ao progresso
espiritual daqueles que Deus lhes confiou à tutela!
Infelizes deles, os que escravizam mentes e corações, impedindo o crescimento de quantos se lhe vinculam ao caminho.
Infelizes deles, os que não hesitam em tirar proveito do semelhante, sem qualquer preocupação com a felicidade que lhes diz respeito!...
Infelizes deles os que manipulam os outros, deformando-lhes o caráter e criando-lhes viciações na personalidade!...
Infelizes deles, os que negam ao trabalhador a oportunidade de trabalho; á criança, o acesso à escola; ao jovem, a formação moral!...
Infelizes deles, os que corrompem os sentimentos da mulher que se torna mãe, que realizam promessas afetivas que não cumprem, que descartam quantos não mais lhes atendam aos instintos!...
Compungidos pelo remorso e constrangidos pela lei, quantos abusam do poder, da posição social que transitoriamente ocupam entre os homens e dos recursos amoedados que detém, bem como de seus atrativos físicos e sagacidade intelectual, renascerão em condições lamentáveis, completamente inversas, indo de um extremo ao outro nas experiências kármicas que lhes são imprescindíveis!
Renascerão na idiotia e na obsessão, na invalidez e na miséria, expostos á perturbação alheia, vítimas de si mesmos, ante a indiferença dos que observam, de braços cruzados, os padecimentos...
Renascerão na orfandade, corrompidos desde criança, adquirindo hábitos negativos, contra os quais lutarão na reconstrução do mundo íntimo.
Renascerão para inspirarem piedade nas almas tão insensíveis como eles próprios o foram...
Renascerão para experimentarem as mesmas frustrações que impuseram, para verterem as mesmas lágrimas que fiz eram derramar, para, enfim, anularem em si toda e qualquer inclinação para o mal...
A lei não é de punição: É de educação! Renascerão, para aprenderam com os próprios equívocos, sentindo nas entranhas da alma as consequências do sofrimento; renascerão para se redimirem,
para que o ódio se transforme em amor e, de algozes da humanidade, se tornem benfeitores.
O delinquente de hoje será, amanhã um exemplo de homem de bem; os mais tenazes adversários do Cristo foram os que se converteram, ao longo do tempo, nos seus mais ardorosos defensores; as almas altruístas de agora, antes que sejam reverenciadas na condição de missionários da caridade, são os espíritos em grande comprometimento cármico...
Os agentes das trevas são os agentes em potencial da luz!...
O arrependimento opera prodígios de renovação sobre a alma que não mais se lhe opõe!...
Bem-aventurados, portanto, os que da cruz dos próprios padecimentos alçam voos no infinito, fortalecendo as asas ainda frágeis na ação incessante da Caridade.
💐🌿💐
Irmão José
Carlos A. Bacelli
💐🌿💐
Que assim seja.feliz dia!!
ResponderExcluirGratidão pelo seu trabalho, me faz muito bem!
ResponderExcluirSempre mensagens que nos trazem importantes reflexões.
ResponderExcluirObrigada pelos ensinamentos diários, Deus abençoe os! E nos abençoe hoje e sempre! Impossível mensurar o bem que faz ler todos os dias o diário ❤️
ResponderExcluirGraças à Deus, que assim seja. Gratidão 🙏🏻
ResponderExcluir