quinta-feira, 17 de julho de 2025

O castigo do tempo


Ninguém escapa, na Terra, aos processos de sofrimento infligido por outrem, em face do estágio espiritual que se vive no Planetária e da população que o habita ainda ser constituída por Espíritos em fases iniciais de crescimento intelecto-moral.

Não te detenhas, porque não encontres compreensão, nem porque os teus passos tenham que enfrentar armadilhas e abismos que saberás vencer, caso não te permitas compartilhar das mesmas atitudes dos maus.

Chegarás ao termo da jornada vitoriosamente, e isso é o que importa.

O eminente sábio da Grécia, Sólon, costumava dizer que nada pior do que o castigo do tempo, referindo-se às ocorrências inesperadas e inevitáveis da sucessão dos dias. Nunca se sabe o que irá acontecer logo mais e como se agirá.

Dessa forma, faze sempre todo o bem, ajuda-te com a compaixão e o amor, alçando-te a paisagens mais nobres do que aquelas por onde deambulas por enquanto.

🌼🌿🌼
Joanna de Ângelis
Divaldo Pereira Franco
Obra: Anuário Espírita 2006
🌼🌿🌼

17 de julho

Certifique-se de que tudo aquilo que você faz é dedicado a Mim e em benefício do todo.

Vivendo para o todo, o ego é esquecido em prol do serviço aos seus semelhantes, e quando você os está servindo, você está servindo a Mim.

Tudo isso está tão entrelaçado que nada pode ser separado: Eu em você e você em Mim.

EU ESTOU em tudo e em todos; portanto, EU ESTOU no seu vizinho, no seu amigo e no seu inimigo, indiferentemente.

Onde quer que EU ESTEJA existe amor, porque EU SOU o amor.

Preencha seu coração e sua mente com amor, porque tudo e todos reagem ao amor, pois o amor faz emergir o que há de melhor em cada ser.

Onde está o amor, Meu espírito está, e onde está o Meu espírito, está a fonte de sua vida espiritual.

Procure sempre por aquilo que está dentro de você e não perca mais tempo procurando à sua volta.

🌼🌿🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌿🌼 



🌼🪴🌼

MENSAGEM DO ESE:

Causas anteriores das aflições (III)

Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.

Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.

Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, enquanto não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições.

As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio. Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.

🌼🌿🌼
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 9 e 10.)
🌼🌿🌼

MAIOR FALTA DE CARIDADE


Maior falta de caridade, em relação ao próximo, nem sempre será o pedaço de pão que negas ao faminto que te bate à porta.

Nem mesmo, talvez, seja a tua frieza a quem te interpele na via pública, reclamando minutos de tua atenção...

Nem tampouco a tua omissão nos gestos de solidariedade em prol de qualquer causa de natureza humanitária.

A maior falta de caridade que o homem pode praticar, em relação ao semelhante, é negar-lhe oportunidade justa de se redimir perante si mesmo e a sociedade.

Por este motivo, a atitude de estender a mão e de levantar alguém que se encontra moralmente caído, para que ele retome a jornada interrompida, será sempre dos atos mais nobres da Vida.

🌼🪴🌼
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: "Pai, Perdoa-lhes!"
🌼🪴🌼

3 comentários:

  1. Bom dia, muito obrigada por essas mensagens tão especial pra mim, gratidão 🙏

    ResponderExcluir
  2. Lindas mensagens! Grato por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão por tantos ensinamentos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.