quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Solidão


A rigor, apenas o egoista vive só,

O altruísta jamais se sente abandonado, mesmo quando não tenha encontrado ainda uma companhia.

Quem é solidário desconhece a melancolia, a depressão, a angústia, a falta de alegria de viver.

Muitos se queixam de solidão, apesar de estarem rodeados por dezenas de pessoas; estes são os que ainda não aprenderam a sair de si mesmos.

Os solitários, quase sempre, são os que desejam a felicidade exclusivamente para si. Aqueles que tomam a iniciativa de amar nunca se sentem desamados.

A Vida é uma permuta constante: quem espere receber algo deve doar aos outros o que deseja ter de volta! Quem não semeia desconhece as alegrias da colheita.

E claro que a solidão pode ser uma prova para o espírito, mas toda prova existe para ser superada.

Quando a solidão nos martirize, busquemos nos tornar úteis aos ossos semelhantes. E se porventua, servindo o próxino em alguma tarefa de beneficência, ainda nos sentirmos sós, isto significará que precisaremos aumentar a nossa cota de tempo no trabalho desinteressado aos que sofrem.

Solidão é sinônimo de mãos desocupadas e alma vazia de ideal.

🍄🪴🍄
Irmão José
Carlos A.Bacelli
Obra: Lições da vida
🍄🪴🍄

09 de outubro

Toda alma anseia pelo melhor que a vida pode dar.

E o melhor está esperando que você esteja pronto para recebê-lo.

Mas você deve estar disposto a receber o melhor de todo o coração, com verdadeira alegria e com a certeza que você é digno dele e este é o momento certo.

Se a sua atitude for de dúvida, você irá bloquear o fluxo do que é seu por direito.

Portanto, verifique se não há nada em você que esteja impedindo o que é seu de chegar até você.

EU ESTOU lhe oferecendo a vida, uma vida de abundância.

EU ESTOU lhe oferecendo beleza, harmonia, paz, amor.

O que é do Espírito é seu.

Caminhe pelos caminhos do Espírito, viva em perfeita harmonia com as Minhas leis e observe a vida se desenrolar em total perfeição.

Que não haja pressões em você.

Aceite simplesmente o que é seu com o coração pleno de agradecimento e nunca deixe de expressar seu amor e apreciação por tudo que lhe é dado.

🍄🪴🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🪴🍄





MENSAGEM DO ESE:

Benefícios pagos com a ingratidão

Que se deve pensar dos que, recebendo a ingratidão em paga de benefícios que fizeram, deixam de praticar o bem para não topar com os ingratos?

Nesses, há mais egoísmo do que caridade, visto que fazer o bem, apenas para receber demonstrações de reconhecimento, é não o fazer com desinteresse, e o bem, feito desinteressadamente, é o único agradável a Deus. Há também orgulho, porquanto os que assim procedem se comprazem na humildade com que o beneficiado lhes vem depor aos pés o testemunho do seu reconhecimento.

 Aquele que procura, na Terra, recompensa ao bem que pratica não a receberá no céu. Deus, entretanto, terá em apreço aquele que não a busca no mundo.

Deveis sempre ajudar os fracos, embora sabendo de antemão que os a quem fizerdes o bem não vo-lo agradecerão. Ficai certos de que, se aquele a quem prestais um serviço o esquece, Deus o levará mais em conta do que se com a sua gratidão o beneficiado vo-lo houvesse pago. Se Deus permite por vezes sejais pagos com a ingratidão, é para experimentar a vossa perseverança em praticar o bem.

E sabeis, porventura, se o benefício momentaneamente esquecido não produzirá mais tarde bons frutos? Tende a certeza de que, ao contrário, é uma semente que com o tempo germinará. Infelizmente, nunca vedes senão o presente; trabalhais para vós e não pelos outros. Os benefícios acabam por abrandar os mais empedernidos corações; podem ser olvidados neste mundo, mas, quando se desembaraçar do seu envoltório carnal, o Espírito que os recebeu se lembrará deles e essa lembrança será o seu castigo. Deplorará a sua ingratidão; desejará reparar a falta, pagar a dívida noutra existência, não raro buscando uma vida de dedicação ao seu benfeitor. Assim, sem o suspeitardes, tereis contribuído para o seu adiantamento moral e vireis a reconhecer a exatidão desta máxima: um benefício jamais se perde. Além disso, também por vós mesmos tereis trabalhado, porquanto granjeareis o mérito de haver feito o bem desinteressadamente e sem que as decepções vos desanimassem.
Ah! meus amigos, se conhecêsseis todos os laços que prendem a vossa vida atual às vossas existências anteriores; se pudésseis apanhar num golpe de vista a imensidade das relações que ligam uns aos outros os seres, para o efeito de um progresso mútuo, admiraríeis muito mais a sabedoria e a bondade do Criador, que vos concede reviver para chegardes a ele. — Guia protetor. (Sens, 1862.)

🍄🪴🍄
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 19.)
🍄🪴🍄

Na hora da irritação


Na hora da irritação que te ocorra:

não grites;

não escrevas;

não prometas;

não te ausentes;

não compres;

não vendas;

não te agites;

não opines;

não gracejes;

e não reclames.


Recolhe-te ao silêncio por alguns minutos,

e entrega-te à oração, rogando o auxílio

da Providência Divina.


Sentirás, então, que a crise te haverá

deixado e retomarás a normalidade da

própria vida, para reger com segurança

as próprias decisões.

🍄🪴🍄
Emmanuel
Francisco C. Xavier
Obra: Luz e vida
🍄🪴🍄

Um comentário:

  1. Certo dia vi o Bispo Renato Cardoso da Universal na TV dizer:
    Ao acordar de manhã, fez a sua oração ou foi direto pro celular ver os likes ou os comentários nas suas postagens ?
    Independentemente de Religião, temos que orar antes de qualquer coisa, antes de ver as notícias, antes de sair da cama.
    É a hora de conversarmos com o Pai.
    Hora de pedir forças, proteção, sabedoria e agradecermos por estar encarnados.
    A fila para reencarnar é grande e cá estamos.
    Apesar das dificuldades, dos obstáculos que o dia nos reserva, da paciência e tolerância que precisamos colocar em prática para o dia fluir de forma positiva, agradeçamos pela vida, não por estarmos vivos no plano físico, mas, pelo fato de Deus nos ter criado.
    Deus um dia disse :
    Hoje vou fazer aquele que será conhecido em uma de suas existências como Carlinhos, e Ele assim O fez.
    Agradeceu a Deus algum dia por existir ?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.