segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atividade física


De uma vez por todas precisamos compreender que embora humanos, fisiologicamente não deixamos de ser animais e a bem da verdade coletores. 
Portanto a nossa atividade física deve ser sem estresse agressividade, corridas, lutas, pois conforme ficou dito somos coletores, assim nossos exercícios físicos não são necessariamente em academias, esteiras rolantes, ou qualquer outra atividade artificial forçada porque logo, vamos deixando aos poucos referidas atividades até a parada total. 
Devemos respeitar nossa condição física, nada de violência.
 Os corredores, os lutadores de maneira geral, os que praticam agressividade em esportes, lutas, e outras atividades físicas artificiais não são longevos.
 Assim trinta minutos ao dia, divididos em atividades leves, tais como passeio de dez minutos, caminhadas pelos parques, trabalhos caseiros, cuidar de hortaliças, de pomares, da limpeza doméstica, cuja soma alcance os trinta minutos diários são suficientes.

Abandonar elevador, subir alguns andares e descer a pé é salutar.
 Ir até a farmácia distante alguns quarteirões, passear, tudo serve, é útil. 
Mas, toda atividade física fabricada, como dissemos, a artificial, aquela feita em academias, motiva-os apenas nos primeiros dias, depois nós vamos aos poucos abandonando-as, isto porque não nos faz bem. 
Necessitamos de atividades simples, mas todos os dias, sem a monotonia apática.

Ao sair da cama, entre em profunda meditação, iniciando pela oração, sem preces decoradas, conversando com o Senhor, em diálogo simples, com sinceridade e sentimentos elevados, rogando a proteção do Alto para mais um dia.

Rogando Paz, para transmiti-la aos demais irmãos da jornada.

Pedindo calma, para doá-la nas calçadas e estradas da Vida. 
Buscando coragem, determinação, motivação, ou seja, cheio de vida, para levantar pessoas, levantando a si próprio.

Buscando amar, para ser amado, doar para receber, perdoar para ser perdoado. 
Otimismo, cheio de amor para amar. 
Caridade em todos os poros, para sentir a presença Deus ao nosso redor.

Sem dúvida toda atividade física traz benefícios ao nosso organismo, vez que somos dotados de músculos, no corpo todo, e eles, como o corpo todo, necessitam de atividades para se manterem saudáveis.

Portanto, aconselhamos sempre ao acordar, pela manhã, alguns exercícios de alongamentos, combinados com respiratórios.

Respiração lenta, profunda, calma, buscando ar, até encher a região abdominal, perto do diafragma, soltando o ar lentamente, durante alguns minutos.

Você esta pronto para sair de casa.
Se o destino for curto, vá a pé, caminhe pelo menos dez minutos, não mais que isso. 
E assim, três atividades físicas com duração de dez minutos cada são o suficiente. 
Lembre-se que, para a atividade física produzir bons resultados é necessário suar a camisa, pois o suor elimina toxinas, denota a extensão do trabalho físico.

Comece aos poucos e gradativamente acelere a caminhada, sem corridas, mas se possível a marcha militar, cadenciada até o suor. 
****************
Autor: Dirceu Abdala  





Um comentário:

  1. Bom dia, lindo texto para iniciarmos a semana com alegria e boa vontade!! Exercitar o corpo é muito bom, sem esquecermos de exercitar o amor, a caridade, o perdão...linda reflexão encontrei hoje aqui!!

    Tenha uma excelente semana, repleta de luz e paz, querida amiga!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.