sábado, 25 de agosto de 2012

O eterno descontente


Um homem descontente com a sorte queixava-se de Deus.

- Deus - dizia ele - dá aos outros as riquezas e a mim dá coisa alguma. Como é que eu hei de poder fazer o meu caminho nesta vida, sem nada possuir?

Um velho ouviu estas palavras e disse-lhe: 
- Acaso és tu tão pobre quanto dizes? Deus não te deu, porventura, saúde e mocidade?

- Não digo que não e até me orgulho bastante da minha força e do verdor dos meus anos.

O velho, então, pegou na mão direita do homem e perguntou-lhe:

- Deixa cortar-te essa mão por mil rublos?

- Nem por doze mil!

- E a esquerda?

- Também não!

- E por dez mil rublos consentirias em ficar cego por toda a vida?

- Nem um olho dava por tal dinheiro!

- Vês - observou o velho - que riqueza Deus te deu e tu ainda te queixas?
************************
Léon Tolstoi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.