terça-feira, 9 de abril de 2013

Culto do Evangelho no Lar



Importância:

Com o estudo do Evangelho de Jesus aprende-se a compreender e a conviver na família humana.

Assim, conscientes de que são espíritos devedores perante as Leis Universais, procuram conduzir-se dentro de atitudes exemplares, amando e perdoando, suportando e compreendendo os revezes da vida.

Quando o Culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao horário semanal estabelecido, atraem-se para o convívio doméstico Espíritos Superiores, que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos.

A presença de Espíritos iluminados no Lar afasta aqueles de índole inferior, que desejam a desunião e a discórdia. O ambiente torna-se posto avançado da Luz, onde almas dedicadas ao Bem estarão sempre presentes, querem encarnadas, querem desencarnadas.

As pessoas habituadas à oração, ao estudo e à vivência cristã, tornam-se mais sensíveis e passíveis às inspirações dos Espíritos Mentores.


Como fazer:


(coloque água p/ fluidificar durante o Evangelho)

1- Prece Inicial:

Silenciamos dentro de nós e buscamos em nossa mente a Figura de Jesus, equilibrando as-sim, nossa aura, sintonizando-nos com o Plano Maior e pedimos:

"Senhor, dá-nos Tua Inspiração na Leitura Evangélica de hoje, e sustenta-nos durante toda a reunião, através de Teus mensageiros, para que possamos assimilar os ensinamentos e colo-cá-los em prática nem nosso dia-a-dia."

2-a - Leitura de uma mensagem

2b- Leitura do Evangelho

(Os comentários devem envolver o trecho lido, buscando-se alcançar a essência dos ensinamentos de Jesus, realçando-se a necessidade da sua aplicação na vida diária.)


3- Vibrações: 

(Fazer vibrações é emitir sentimentos e pensamentos de amor, paz e harmonia)

- Fraternidade e Paz a toda Humanidade
- Pela implantação do Evangelho em todos os lares
- Pelo equilíbrio e Paz de toda família
- Pela cura e sustentação dos nossos familiares e amigos que estejam doentes
- Pelos presentes no Evangelho
- Pelo nosso lar onde está sendo feito o Evangelho (imaginar luz nas paredes, teto, piso, por-tas, roupas, alimentos, etc)

Pedimos:

" Mestre, abençoa o nosso lar, a nossa família. Faze com que haja paz, equilíbrio e harmonia em nossa casa, para que ela seja um lugar de refazimento físico e espiritual.
Jesus, cada um de nós tem um pedido em particular para Te fazer e, neste momento, silenciamos, para que cada um de nós abra o coração a Ti, a fim de receber Tua orientação Amiga e Tua Luz." (silenciar)


4- Prece de encerramento:

" Jesus Amado!
Companheiros e amigos do Plano Maior!
Nós agradecemos a visita de Amor e a sustentação que nos foi dada, durante este Evange-lho, e pedimos que possamos estar todos juntos na próxima semana, para mais uma Reunião Evangélica neste Lar. Que assim seja!!

🙏


O CULTO DO EVANGELHO 

*
1 - O ambiente em minha casa está uma “barra”! Todo mundo brigando! Tem Espírito ruim na jogada?

Provavelmente, mas não confunda efeito com causa. O ambiente não pesa pela presença de Espíritos perturbadores. Eles se apresentam porque o ambiente está pesado.
*
2 - Nós os atraímos?

É como na velha pergunta: “Por que o cachorro entra na igreja?”. As portas de nossa casa ficam escancaradas às influências espirituais inferiores quando se ausentam o entendimento, o respeito, a compreensão.
*
3 - E como ‘fechar a porta” a essas influências?

Melhorando o ambiente. Experimente instituir o Culto do Evangelho.
*
4 -Minha mãe sempre fala a respeito, mas meu pai e irmãos não se interessam.

Comece você e ela. Marque horário. Faça reuniões semanais. Aos poucos os outros serão atraídos.
*
5 - No que consiste o culto?

Algo muito simples. Uma oração, a leitura de «O Evangelho Segundo o Espiritismo” ou outro livro doutrinário de estudos evangélicos, a troca de ideias, alguns momentos de vibração em beneficio de pessoas acamadas ou com problemas, a prece de encerramento. Ponha uma jarra d’água para fluidificar.
*
6 -Qual o objetivo do culto?

Trocar ideias em torno das lições de Jesus, trazê-lo para o cotidiano, como um mestre a nos orientar nas atividades diárias. Ao mesmo tempo, nesses momentos estaremos recebendo a visita de amigos espirituais que higienização psiquicamente nosso lar, afastando influências nocivas e inspirando-nos em favor do entendimento e da harmonia.
*
7 - E quanto aos demais membros da casa?

Também serão beneficiados pela limpeza do ambiente e pela mudança de atitude sua e de sua mãe, à luz do Evangelho.
*
8 - Nosso relacionamento vai melhorar?

Experimente. Ficará surpreso com os resultados. Quando damos atenção aos ensinamentos de Jesus a Vida se ilumina. É como acender uma luz em plena escuridão.
🙏
RICHARD SIMONETTI
🙏


Dedica uma das sete noites da semana ao culto evangélico no lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.

Prepara a mesa, coloca água pura, abre o evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita.

Quando o lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora, Jesus se demora em casa. Quando as orações se unem nos liames da fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde derrama vinha de paz para todos.

Jesus no lar é vida para o lar.

Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável. Distende, da tua casa cristã, a luz do evangelho para o mundo atormentado.

Quando uma família ora em casa, reunida nas blandícias do evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto.

Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania.

Não te afastes da linha direcional do evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com teus filhos e com aqueles a quem amas as diretrizes do Mestre e, quando possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante a inspiração consoladora do Cristo. Não demandes a rua, nessa noite, senão para os inevitáveis deveres que não possas adiar. Demora-te no Lar para que o divino Hóspede aí também se possa demorar.

E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procurar fazer, a fim de que, ligado a ti, possas, em casa, uma vez por semana em sete noites, Ter Jesus contigo.
🙏
Joanna de Ângelis 
Divaldo Franco
🙏


Culto Individual do Evangelho

Nem sempre encontrarás a colaboração precisa ao culto do Evangelho no templo familiar.

Por vezes, será necessário esperar o amadurecimento dos companheiros, que se mostram semelhantes à folhagem viçosa nas robustas fraudes da vida, incapazes de perceber a glória da frutificação no futuro.

Ainda assim, procura a intimidade do Mestre e, sozinho embora, sintoniza-te com ELE, através da leitura divina.

Realmente, por agora, és parte integrante do grupo consanguíneo, mas, no fundo, és o irmão da Humanidade inteira, com obrigações de seguir para a frente.

Todos somos peregrinas da eternidade, em trânsito para a Vida Superior.

Cada situação no círculo das formas, em que experimentamos e somos experimentados, é simples posição provisória.

Lembra-te de que o dia será a inevitável arena do testemunho e, ao longo das horas, encontrarás mil alvitres diferentes.

É a cólera pretendendo insinuar-se através do teu campo emotivo.

É a dor que tentará subtrair-te o ânimo.

E a ventania das provas, buscando apagar-te a,fé vacilante e humilde.

E o verbo desvairado que te visitará nas bocas alheias, concitando-te a esquecer as melhores conquistas espirituais.

É a revolta que projetará fel sobre a tua esperança.

E a insubmissão do próprio "eu" que te criará dificuldades inúmeras.

E a vaidade que te repetirá velhas fantasias, acerca de tua superioridade inexistente.

E o orgulho que te apartará da fraternidade legítima.

É a preguiça que te fará acreditar no poder da enfermidade sobre a saúde e do desalento improdutivo sobre a alegria edificante.

E a maldade que te inclinará a palavra ao julgamento leviano ou apressado, no intuito de arrojar-te às trevas.

Recorda semelhantes inimigos que nos desafiam constantemente, na luta sem quartel da evolução e do aperfeiçoamento, e, no Culto individual da Boa-Nova, grava em ti mesmo as observações do Mestre Divino, anotando-lhe os conselhos e avisos e tomando as armas da compreensão e do bem para lutar dignamente, cada dia, na abençoada conquista do futuro glorificado e sem fim.
🙏 
Emmanuel
Chico Xavier
🙏


Ao realizares o Culto Evangélico do lar não te excedas em tempo, a fim de serem evitados a monotonia e o desinteresse.
*
Não o imponhas aos que te não compartem as ideias ou preterem, por enquanto, outros rumos.
*
Tenta a argumentação honesta e branda, convincente e autêntica.
*
Insiste junto aos filhinhos para que comunguem contigo do pão do espírito, conforme de ti recebem o pão do corpo.
*
Faze, porém, a tua parte.
*
Se sentires a tentação do desânimo, a amargura ia decepção, recorda-te do otimismo dos primeiros cristãos e não desfaleças.

Orando em conjunto, recomendavam os invigilantes, os perturbadores e inditosos ao Senhor, haurindo forças na comunhão fraterna para os testemunhos com que ensementaram na Humanidade as excelências da Boa Nova, que ora te alcança o espírito sem as agruras da perseguição externa e das dolorosas injunções da impiedade humana.
*
Acende o sol do Evangelho em casa, reúne-te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, em teu coração.
🙏
Joanna de Ângelis 
Divaldo Franco
🙏

37 comentários:

  1. Me ajudou muito a iniciar o meu culto no lar...obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, tenho feito a algumas semana, estava com algumas dúvidas que vcs me ajudaram a esclarecer, sugiro que continuem dando ducas e orientaçoes sobre o conteúdo a ser ministrado no culto, pois as vezes tenho dificuldade em achar, tenho usado o evangelho, mas queria mais dicas de boas palavras, histórias e etc... obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Iniciei com a minha família e amigos , e sou grata desde já ao Nosso Pai Maior e a tos os irmãos de Luz , pois me si tô outra pessoa , como é real e verdadeira a mudança interna que sentimos e com isso começamos a enchergar a vida com outros olhos, tudo fixa mais suave tem leve, alegre , até as dificuldades passar a ser um desafio diferentes. Enfim levaria horas escrevendo o quanto é edificante. Boa sorte a todos e sugiro que continuem a fazer sempre . Fiquem na Paz :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho feito o estudo do evangelho com a minha família e adotamos as segundas-feira às 19:45.
    Tenham certeza que estamos melhores a cada dia.
    Desejo muita fé e paz a todos.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Luiz Cesar.
    Inicie-me no culto do Evangelho, com um casal de amigos. Hj faço em minha casa, só que faço só, embora tenha mais pessoas em casa.
    me sinto a vontade dessa forma. tenho algumas dificuldades qnt a leitura do livro Palavras Eterna. Acho uma leitura muito complicada !!
    Mais estou praticando todas as segundas feiras , as 20 hs. Tem sidi muito bom .

    ResponderExcluir
  6. Otima orientação fazemos o evangelho no lar todas sextas. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Começamos a realizar o evangelho no lar aos domingos, por ser um dia que estamos todos em casa, pois meu esposo viaja bastante. Vejo nitidamente a melhora no nosso convívio principalmente por parte da minha filha que está entrando na adolescência. Tem sido muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Deus por nos dar ALGO TÃO simples e incrivelmente poderoso quanto é o Culto do Evangelho!

    ResponderExcluir
  9. Faço meu evangelho no sábado as 12:15hs por ser um dia da semana e horário que sei q sempre estarei em casa, como meu esposo não tem religião e muito relutante com isso tudo faço nesse dia e horário que é 30min antes dele chegar do serviço, faço eu e minha filha de 6anos que gosta muito das orações e escolher a leitura do evangelho meu filho de 17a não acompanha na mesa, mas tenho notado q sempre que pode passa pela cozinha no momento da leitura. Noto muita mudança em casa, e em meu relacionamento que era muito conturbado, tenho certeza de que temos muito a viver juntos mas ao mesmo tempo que o amo o odiava sentia muita vontade de feri - lo queria vê - lo sofrendo ria quando o via chorando, a chegada dele em casa, era infernal eu tinha raiva dele, mas era um sentimento q não sei de onde vinha, tinha a impressão dele ter me feito muito mal, e assim q comecei meu evangelho, esse sentimento passou, acredito q tenhamos vivido outras vidas e q ele deve sim ter me feito mal, mas nessa ele me ama, e quer acertar tudo.hoje o vejo apenas com bons sentimentos e o amo e considero cada vez mais. DEUS É MARAVILHOSO

    ResponderExcluir
  10. Faço o evangelho no lar só, e aos domingos pela manhã, mas peço a espiritualidade amiga, que façam a limpeza, e dêem um banho fluídico e um passe espiritual aos meus filhos ou em quem estiver dormindo em casa,faço minha parte por todos,pois sem caridade não somos nada, um dia eles irão fazer também, ainda não estão prontos,aprendi que tudo tem a hora certa para acontecer,que assim seja.

    ResponderExcluir
  11. Estamos iniciando hoje o nosso culto no lar vai ser muito mais muito bom pra restauração da família seus parentes que asi não é crente e mora vizinho aí através desse culto vamos fazer o convite pra que eles venha participar conosco iai Deus vai trabalhando na vida de cada um amém eu creio

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por me ajudarem a realizar o culto no meu lar hoje! Serei grata sempre! Muito obrigada. Paz e todos . Que assim seja!

    ResponderExcluir
  13. O evangelho no lar está fazendo muito bem para minha família o convívio com minhas filhas e meu marido está bem melhor ,minha paciência

    ResponderExcluir
  14. Obg pelas dicas, comecei a fazer on LINE mas estou viajando e aqui não tem bom sinal então gravo ou eu passo para o grupo comentar n dia seguinte, é um grupo d oração virtual. A partir d dia q m propus nunca deixei d fazer. Faço só pq meu namorado só fez 2 vezes, minha mãe tbem qdo morei c ela só fez 1 vez. Mas para mim tem sido muito bom, muito se faz p eu desistir, nas eu vou perceberá. O evangelho é uma candeia d luz n escuridão d ignorância espiritual.

    ResponderExcluir
  15. Iniciando hoje. Grata pelas orientações ajudarão muito. Agora mais do que nunca precisamos desses momentos em família e oração!

    ResponderExcluir
  16. A gente fazia culto no lar nos anos 90. Mas paramos. No final do ano passado, recomeçamos e tem nos feito bem.

    ResponderExcluir
  17. Estamos iniciando hoje em nossa casa o evangelho segundo o espiritismo, e queremos agradecer pelas explicações aqui relatadas pelo espírito de Joana de Angelis!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite.... Está sendo maravilhoso em nossa casa toda segunda às 19:30h ..começamos exatamente qdo indicou a pandemia...nos dá paz e harmonia em casa ... gratidão 🙏🏻

    ResponderExcluir
  19. Iniciamos o evangelho no lar a um mês eu minha filha e os filhos dela um casal de gêmeos 7 anos maravilhoso todos gostando muito meu genro não participa é tímido mas fica em silêncio na sala ao lado,as crianças adoram abrir o evangelho, sempre vivemos bem mas agora está melhor ainda, somos espírita. Sempre quis fazer o evangelho mas nunca priorizei, ia ao centro espírita com a pandemia decidimos fazer toda as segunda feira 21 horas gratidão luz e paz a todos.

    ResponderExcluir
  20. Toda minha gratidão pelo ensinamento aqui .... não sabia como era feito ... nunca fiz e gostaria muito de iniciar ..... mas, no momento só eu mesma que tenho interesse..... minha filha e meu marido não tem interesse.... posso fazer como foi ensinado aqui o culto com a família? Mas, sendo só eu? Eu mesma avaliando e conversando comigo mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Você nunca estará sozinha! Faça mesmo que seja individual e notará a presença de Amigos e a paz dentro do Lar. Grande abraço pra você!

      Excluir
  21. Boa noite,meu nome é Sandra gostaria de conversar com meu querido pai Mário que faleceu de infarto sem ter ajuda da samu, upa e da propria medica que viu tudo no hospital geral do estado salvador OMISSÃO DE SOCORRO no dia 01/09/2021 para 02/09/2021

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, Sandra! Resumindo, até o "tipo" de "morte" está certo para cada um de nós! Ficamos indignados, mas só Deus e a pessoa sabem o precisam passar. A doutrina espírita é consoladora, mas temos que estudá-la para entender. Pense em seu pai com sentimentos bons, de paz... Esqueça esse triste episódio que ele deve ter esquecido já! Esse sentimento não é bom pra vc nem pra ele que está em evolução. Deus abençoe sempre 🙏 O contato que quer só é possível de lá pra cá... Faça sua parte aqui na Terra e estará ajudando seu pai. Muita paz!🙏

    ResponderExcluir
  23. Gratidao. Crescimento Espiritual.

    ResponderExcluir
  24. Olá bom dia!! Gostaria defazer uma pergunta. Faço meu evangelho no lar toda quarta-feira. Porém terá uma quarta que não estaremos em casa. O que fazer nessa situação? Desde de quando comecei nunca falhei nem dia e nem horário... estou preocupada e sem saber como resolver. Podem me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Pode realizar qualquer outro dia ou fazer, no horário que seria realizado na quarta, um bom pensamento, visualizando seu Lar. Fique com Deus 🙏

      Excluir
  25. Meu DEUS, que alegria encontrar este site. Gratidão a todos que o fazem.

    ResponderExcluir
  26. Procuro saber qual mentor espiritual aconselhou a união dos trabalhadores espíritas, nos centros, em oração ás 21horas.Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.