sábado, 4 de outubro de 2025

Mesmice


É inegável que te encontres na situação a que fizeste jus pelo teu esforço e merecimento.

A tua vida são tua semeadura e colheita.

Não inculpes ninguém pelo que tens e pelo que és.

O amanhã é sempre a consequência do hoje.

Se não trabalhares com afinco, não sairás da situação em que presentemente te vês.

Para quem prossegue na mesmice, os dias se repetem, enfadonhos.

Se apenas te levantas pela manhã, esperas pelo almoço, teces comentários desairosos em torno da situação e das pessoas, enquanto aguardas a hora do jantar, o que queres que te aconteça de diferente?

Existem espíritos que atravessam encarnações inteiras assim, ou seja, centrados excessivamente em si, à semalhança da tartaruga, que, ao menor sinal de solicitação externa, se oculta na carapaça.

Se não saíres de ti mesmo, até que a dor delibere extrair-te do comodismo voluntário em que te refugias, ficarás sempre a sós contigo.

🌷🌱🌷
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Os 3 passos do autoconhecimento
🌷🌱🌷

04 de outubro

Como é que você quer viver uma profunda vida espiritual sem fazer qualquer esforço?

Você não pode viver das experiências, glórias e triunfos de outras pessoas, da unidade delas coMigo.

Isto é algo que você mesmo tem que procurar e encontrar.

Comece agora, pensando por si próprio, sustentando-se nas suas próprias pernas; pare de se apoiar nos outros.

Depois de usar muletas por algum tempo uma pessoa tem que se decidir a abandoná-las de vez ou ficará dependente delas e perderá totalmente o uso das próprias pernas.

E por isso que é vitalmente importante você ter sua própria experiência espiritual e receber inspiração de dentro e não de fora.

Cada alma receberá inspiração de maneira diferente.

Não existe um padrão.

Encontre seu próprio caminho e comece a vê-lo agora.

🌷🌱🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌱🌷





🌷🌱🌷

MENSAGEM DO ESE:

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará (II)

Se Deus houvesse isentado do trabalho do corpo o homem, seus membros se teriam atrofiado; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal. Por isso é que lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira serás filho das tuas obras, terás delas o mérito e serás recompensado de acordo com o que hajas feito.
Em virtude desse princípio é que os Espíritos não acorrem a poupar o homem ao trabalho das pesquisas, trazendo-lhe, já feitas e prontas a ser utilizadas, descobertas e invenções, de modo a não ter ele mais do que tomar o que lhe ponham nas mãos, sem o incômodo, sequer, de abaixar-se para apanhar, nem mesmo o de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se e o mais ignorante tornar-se sábio à custa de nada e ambos se atribuírem o mérito do que não fizeram. Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho: vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás. Toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar. (O Livro dos Médiuns, 2ª Parte, cap. XXVI, nº 291 e seguintes.)

Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Pedi a luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão; pedi bons conselhos e eles não vos serão jamais recusados; batei à nossa porta e ela se vos abrirá; mas, pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e as quedas que derdes serão o castigo do vosso orgulho. Tal o sentido das palavras: buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.

🌷🌱🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXV, itens 3 a 5.)
🌷🌱🌷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.