segunda-feira, 11 de março de 2019

Ante a ofensa



Esforce-se para impedir que a ofensa se converta em mágoa. 

Silencie o sucesso infeliz em que se viu envolvido. 

Acautele-se, face aos comentários que lhe tragam os maledicentes e o levianos. 

Reflita maduramente, valorizando o ensejo e retirando proveito da lição que o alcança em forma de sofrimento. 

Se você é inocente, exulte. 

Se é culpado tranquilize-se diante do pagamento. 

Não fique remoendo, mentalmente o acontecido. 

Pense na hipótese de o seu agressor estar enfermo. 

A posição da vítima é sempre melhor.

Enseje ao desafeto oportunidade para a reparação e o retorno. 

Se tudo estiver, aparentemente, contra você, fiscalizado por uns, perseguido por outros, mantenha inalterada sua confiança em Deus, que tudo sabe. 

Desgraça verdadeira é perseguir, inquietar, comprazer-se na dor alheia, envenenar-se com o azedume e a cólera. Perdoando, você estará sempre em paz, podendo auferir mais tarde as vantagens de haver sido enganado, perseguido ou ultrajado, com o espírito livre de outros débitos, de que então se encontrará liberado.
*************************
GOTAS DE PAZ




MENSAGEM DO ESE:

Jesus em casa de Zaqueu

Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade — e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, — o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à multidão, por ser ele de estatura muito baixa. — Por isso, correu à frente da turba e subiu a um sicômoro, para o ver, porquanto ele tinha de passar por ali. — Chegando a esse lugar, Jesus dirigiu para o alto o olhar e, vendo-o, disse-lhe: Zaqueu, dá-te pressa em descer, porquanto preciso que me hospedes hoje em tua casa. — Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu jubiloso. Vendo isso, todos murmuravam, a dizer: Ele foi hospedar-se em casa de um homem de má vida. 

Entretanto, Zaqueu, pondo-se diante do Senhor, lhe disse: Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja no que for, indenizo-o com quatro tantos. Ao que Jesus lhe disse: Esta casa recebeu hoje a salvação, porque também este é filho de Abraão; visto que o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido.
 (S. LUCAS, cap. XIX, vv. 1 a 10.)
****************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 4.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.