sexta-feira, 15 de maio de 2020

MESMO ASSIM, CONTINUE...


O melhor exercício para a paz é a prática da caridade. 

Por que a prática da caridade? 

Porque para fazer a caridade é necessário dar-se. Enquanto faz a caridade a pessoa muda. Às vezes, nós estamos ajudando alguém e a pessoa está-nos tratando mal. É necessário vencer o personalismo para ter paciência, para continuar ajudando. 

Quantas vezes estamos ajudando alguém e a pessoa ainda diz que é ela quem está ajudando, e a gente tem que fazer de conta que é?! Porque há pessoas tão brutalizadas, tão atrasadas, que até para serem beneficiadas, só o aceitam se a gente fica aparentemente numa posição inferior. Elas têm a ideia de que a posição superior é a da colocação no alto. Quando se mede o indivíduo da cabeça para cima e não pela fita métrica no corpo é que se tem ideia da grandeza do homem.
 🌷🌺🌷
Divaldo Pereira Franco
Livro: A Serviço do Espiritismo (Divaldo Franco na Europa)
Nilson de Souza Pereira, Divaldo Pereira Franco, por Espíritos Diversos
LEAL – Livraria Espírita Alvorada Editora






MENSAGEM DO ESE:

O jugo leve

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)
Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.”

Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 1 e 2.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.