quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Em todos os caminhos


Seja qual for a experiência, convence-te de que Deus está conosco em todos os caminhos.

 Isso não significa omissão de responsabilidade ou exoneração da incumbência de que o Senhor nos revestiu. Não há consciência sem compromisso, como não existe dignidade sem lei.

O peixe mora gratuitamente na água, mas deve nadar por si mesmo.  A árvore, embora não pague imposto pelo solo em que se vincula, é chamada a produzir conforme a espécie.

Ninguém recebe talentos da vida para escondê-los em poeira ou ferrugem.

 Nasceste para realizar o melhor. Para isso, é possível te defrontes com embaraços naturais ao próprio burilamento, qual a criança que se esfalfa compreensivelmente nos exercícios da escola. 

A criança atravessa as provas do aprendizado sob a cobertura da educação que transparece do professor.

 Desempenhamos as nossas funções com o apoio de Deus.

 Se o conhecimento exato da Onipresença Divina ainda não te acode à mente necessitada de fé, pensa no infinito das bênçãos que te envolvem, sem que despendas mínimo esforço.

  Não contrataste engenheiros para a garantia do sol que te sustenta e nem assalariaste empregados para a escavação de minas de oxigênio na atmosfera, a fim de que se renove o ar que respiras.

 Reflete, por um momento só, nas riquezas ilimitadas ao teu dispor, nos reservatórios da Natureza, e compreenderás que ninguém vive só.

Confia, segue, trabalha e constrói para o bem. E guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes teu dever, Deus faz o resto.

🪴🌷🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
🪴🌷🪴

DEZEMBRO

Eu vi uma grande bola de luz. Dela saiam raios muito brilhantes e para ela voltavam raios bem esmaecidos.

Eu ouvi as palavras:

Quando você tiver completado o círculo volte para Mim, que sou a fonte de toda vida, e torne-se um coMigo, como era no começo.

01 de dezembro

Deixe o ontem para trás e entre rapidamente neste maravilhoso novo dia, sabendo que ele só contém o melhor para você, e espere que o melhor venha dele. 

Perceba Minha mão em tudo que está acontecendo e veja o nascimento de um novo céu e uma nova terra. 

Nada tema, porque o Meu prazer é grande de lhe dar o reino, não amanha ou algum dia, mas hoje. 

Você pode aceitar o fato que qualquer coisa pode acontecer hoje? 

Você está preparado para as coisas maravilhosas que vão acontecer?

 Estar preparado ajuda a apressar os acontecimentos e torna possível que você veja somente o melhor de cada situação. 

Na verdade, o fato de você estar procurando só o melhor, ajuda a fazer com que só o melhor aconteça. 

Por este ato muito positivo você cria as condições adequadas, o ambiente certo para o surgimento do novo. 

Você se torna uma parteira, pronta para ajudar neste nascimento da melhor maneira possível.

🪴🌷🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌷🪴










🪴🌷🪴 

MENSAGEM DO ESE:

A parentela corporal e a parentela espiritual

Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consangüíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências. (Cap. IV, nº 13.)

Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

A hostilidade que lhe moviam seus irmãos se acha claramente expressa em a narração de São Marcos, que diz terem eles o propósito de se apoderarem do Mestre, sob o pretexto de que este perdera o espírito. Informado da chegada deles, conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse, referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: “Eis aqui meus verdadeiros irmãos.” Embora na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensino que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença lhe merecia. Provou suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.

🪴🌷🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 8.)
🪴🌷🪴

Pense nisso


Se você considerasse as provações e as desvantagens do ofensor...

Se experimentasse na própria pele o processo obsessivo do companheiro caído em tentação...

Se você carregasse a sombra da ignorância, tanto quanto aquele que erra...

Se sofresse a dificuldade do amigo que lhe não pode atender aos desejos...

Se estivesse doente qual a pessoa que procura ser agradável sem consegui-lo...

Se você fosse uma das criaturas, cuja segurança depende do seu bom humor...

Se conhecesse todas as necessidades de quem precisa de sua cooperação...

Se percebesse em si mesmo o esgotamento daquele que serviu até o extremo cansaço e agora já não lhe pode ser útil...

Se meditasse nas consequências de sua irritação ou de sua cólera...

Se você refletisse na caridade da paz e da alegria, em favor dos outros, que lhe capitalizará, cada vez mais, a própria felicidade, certamente que você nunca perderia a paciência e saberia trazer no coração e nos lábios a boa palavra e o sorriso fraterno por bênçãos incessantes de Deus.

🪴🌷🪴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
🪴🌷🪴 

PRECE A DEUS


“Meu Deus, vós que sois grande, que sois tudo, deixai cair sobre mim, humilde, sobre mim, eu que não existo senão pela vossa vontade, um raio de divina luz.

Fazei que, penetrado do vosso amor, me seja fácil fazer o bem e que eu tenha aversão ao mal; que, animado pelo desejo de vos agradar, meu espírito vença os obstáculos que se opõem à vitória da verdade sobre o erro, da fraternidade sobre o egoísmo; fazei que, em cada companheiro de provações, eu veja um irmão, assim como vedes um filho em cada um dos seres que de vós emanam e para vós devem voltar.

Dai-me o amor do trabalho, que é o dever de todos sobre a Terra, e, com o auxílio do archote que colocaste ao meu alcance, esclarecei-me sobre as imperfeições que retardam meu adiantamento nesta vida e na vindoura”.

🪴🌷🪴
(Espírito de Jerônimo de Praga - Obra: Depois da Morte de Léon Denis)
🪴🌷🪴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.