segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Carta íntima


 É verdade. Conseguiste matrícula na escola da luz, a fim de que possas servir com mais segurança na Causa do Bem, mas encontras empeços de toda espécie, no rumo das aquisições a que te diriges.

 Consideras muito difíceis as matérias em pauta.

 Quantas falhas nas provas de paciência?  Quantos desacertos nos exercícios da caridade? Quantos desajustes nas demonstrações de tolerância?  E, sobretudo, que montão de erros nos exames do amor?

E choras verificando os problemas que se te afiguram insuperáveis.

 Sofres com dependências e recapitulações, boletins de alarme e consequências infelizes de teus próprios enganos.

De quando a quando, eis que se te amplia o desencanto, observando o alto número dos companheiros que desertam das aulas e sentes que o vazio cresce ao redor da carteira de trabalho em que te vês.

 Entretanto, não esmoreças. Prossegue.

Possivelmente, ainda não te conscientizaste de que o professor amigo te acompanha. Onde haveria escola sem mestre?

 Ouve. O instrutor que te acolheu, de braços abertos, não te abandona.

 Se ele te registra os equívocos e as crises, é que deseja conduzir-te à certeza e à serenidade nos conhecimentos que buscas.

E se insiste contigo para que te mantenhas no aprendizado é porque te ama.

 Quando te entristeces, ele é a esperança que te restaura o ânimo enfraquecido.

Quando te afliges, ei-lo a pacificar-te no clarão do discernimento.

 Confia e segue adiante.

Ele sabia que vieste à escola a fim de assimilar recursos que, até agora, não possuis e, por isso mesmo, não te pede a elevação que ainda não tens.

 Apoia-te nele e persevera.

Em qualquer dificuldade, chama por ele. Talvez ainda não saibas que ele, o nosso mestre, é mais conhecido pelo nome de Jesus-Cristo.

🌿🌺🌿
Meimei
Chico Xavier
Obra: Deus aguarda
🌿🌺🌿

16 de janeiro

Se você tem dúvida sobre alguma decisão a ser tomada, silencie e espere por Mim, e nunca se apresse a fazer algo sem a Minha bênção.

Saiba sempre em que direção está indo e você não se perderá pelo caminho; é por isso que é importante que você espere até que Eu lhe dê o sinal verde antes de ir em frente.

Silenciar e esperar por Mim não é perda de tempo.

Quando você faz a coisa certa, você ganha mais tempo do que se você se apressar, fizer a coisa errada e tiver que voltar e começar outra vez o que você fez impetuosamente e sem orientação.

Quando você sabe que uma coisa está certa, não hesite em completá-la imediatamente.

É quando existe aquela leve impressão de incerteza sobre algo que você deve esperar, esperar e esperar até que tudo fique muito claro para, só então, você agir.

🌿🌺🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌺🌿







🌿🌺🌿

MENSAGEM DO ESE:

O sacrifício mais agradável a Deus

Se, portanto, quando fordes depor vossa oferenda no altar, vos lembrardes de que o vosso irmão tem qualquer coisa contra vós, — deixai a vossa dádiva junto ao altar e ide, antes, reconciliar-vos com o vosso irmão; depois, então, voltai a oferecê-la. — (S. MATEUS, cap. V, vv. 23 e 24.)

Quando diz: “Ide reconciliar-vos com o vosso irmão, antes de depordes a vossa oferenda no altar”, Jesus ensina que o sacrifício mais agradável ao Senhor é o que o homem faça do seu próprio ressentimento; que, antes de se apresentar para ser por ele perdoado, precisa o homem haver perdoado e reparado o agravo que tenha feito a algum de seus irmãos. Só então a sua oferenda será bem aceita, porque virá de um coração expungido de todo e qualquer pensamento mau. Ele materializou o preceito, porque os judeus ofereciam sacrifícios materiais; cumpria--lhe conformar suas palavras aos usos ainda em voga. O cristão não oferece dons materiais, pois que espiritualizou o sacrifício. Com isso, porém, o preceito ainda mais força ganha. Ele oferece sua alma a Deus e essa alma tem de ser purificada. Entrando no templo do Senhor, deve ele deixar fora todo sentimento de ódio e de animosidade, todo mau pensamento contra seu irmão. Só então os anjos levarão sua prece aos pés do Eterno. Eis aí o que ensina Jesus por estas palavras: “Deixai a vossa oferenda junto do altar e ide primeiro reconciliar-vos com o vosso irmão, se quiserdes ser agradável ao Senhor.”

🌿🌺🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 7 e 8.)
🌿🌺🌿

Futuro melhor


Não se desespere diante das dificuldades.

Colhemos aquilo que plantamos.

Somos escravos do ontem, mas somos donos de nosso amanhã.

Se construiu um presente doloroso, fique alerta, para construir um futuro alegre, saudável, no qual possamos colher os frutos do amor e da felicidade sem limites.

Faça o bem de todas as formas, para preparar um futuro melhor.

🌿🌺🌿
Minutos de Sabedoria
Pastorino
🌿🌺🌿

Doença e remédio


No trato com as chagas da ignorância, na esfera da Humanidade, quais sejam a incompreensão e a vingança, a crueldade e a rebeldia, anotemos a conduta da Misericórdia Divina no quadro das doenças terrestres.

Porque alguém acusa os reflexos tóxicos dessa ou daquela enfermidade, não sofre condenação a permanente desajuste. Recebe a atenção da Ciência, que lhe examina as possibilidades de cura ou melhoria.

Porque o médico deve observar detritos corruptores, não lhe impele a saúde à perturbação e ao relaxamento. Dá-lhes luvas protetoras.

Porque processos infecciosos alterem a constituição celular nessa ou naquela parte da província corpórea, não sentencia a zona atacada à simples extirpação. Oferta-lhe recurso adequado para que elimine a infestação virulenta.

Se grandes lesões comparecem na estrutura do carro físico, ameaçando-lhes a segurança, traça o plano necessário à intervenção cirúrgica, mas não deixa o doente a insular-se no desespero, estendendo-lhe à dor o amparo da anestesia.

Se moléstias epidêmicas surgem, insidiosas, distribui a vacinação que susta o contágio.

Vemos [assim,] que a Lei de Deus não se conforma com o mal; ao contrário, opõe-lhe, a cada instante, o socorro do bem, anulando-lhe a força.

Dessa forma, se os agentes da lama se te infiltram no passo, exibindo aos teus olhos perigosas ações de discórdia e infortúnio naqueles que mais amas, não podes realmente acomodar-te aos golpes com que impulsionam, rudes, à imersão na maldade, mas podes esparzir a água viva do amor, auxiliando em silêncio as vítimas do desequilíbrio que tombam sem saber que se arrastam no lodo.

Usa, pois, cada hora, a compaixão sem termos e o perdão sem limites, porque o próprio Jesus, perante os nossos males, exclamou complacente: — “Em verdade, eu não vim para curar os sãos”.

🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Canais da vida
🌺🌿🌺 

Influenciações espirituais sutis


Sempre que você experimente um estado de espírito tendente ao derrotismo, perdurando há várias horas, sem causa orgânica ou moral de destaque, avente a hipótese de uma influenciação espiritual sutil.

Seja claro consigo para auxiliar os Mentores Espirituais a socorrer você. Essa é a verdadeira ocasião da humildade, da prece, do passe.

Dentre os fatores que mais revelam essa condição da alma, incluem-se:

— dificuldade de concentrar ideias em motivos otimistas;

— ausência de ambiente íntimo para elevar os sentimentos em oração ou concentrar-se em leitura edificante;

— indisposição inexplicável, tristeza sem razão aparente e pressentimentos de desastre imediato;

— aborrecimentos imanifestos por não encontrar semelhantes ou assuntos sobre quem ou o que descarregá-los;

— pessimismos sub-reptícios, irritações surdas, queixas, exageros de sensibilidade e aptidão a condenar quem não tem culpa;

— interpretação forçada de fatos e atitudes suas ou dos outros, que você sabe não corresponder à realidade;

— hiperemotividade ou depressão raiando na iminência de pranto;

— ânsia de investir-se no papel de vítima ou de tomar uma posição absurda de automartírio;

— teimosia em não aceitar, para você mesmo, que haja influenciação espiritual consigo, mas, passados minutos ou horas do acontecimento, vêm-lhe a mudança de impulsos, o arrependimento, a recomposição do tom mental e, não raro, a constatação de que é tarde para desfazer o erro consumado.

São sempre acompanhamentos discretos e eventuais por parte do desencarnado e imperceptíveis ao encarnado pela finura do processo.

O Espírito responsável pode estar tão inconsciente de seus atos que os efeitos negativos se fazem sentir como se fossem desenvolvidos pela própria pessoa.

Quando o influenciador é consciente, a ocorrência é preparada com antecedência e meticulosidade, às vezes, dias e semanas antes do sorrateiro assalto, marcado para a oportunidade de encontro em perspectiva, conversação, recebimento de carta, clímax de negócio ou crise imprevista de serviço.

Não se sabe o que tem causado maior dano à Humanidade: se as obsessões espetaculares, individuais e coletivas, que todos percebem e ajudam a desfazer ou isolar, ou se essas meio-obsessões de quase-obsidiados, despercebidas, contudo bem mais frequentes, que minam as energias de uma só criatura incauta, mas influenciando o roteiro de legiões de outras.

Quantas desavenças, separações e fracassos não surgem assim?

Estude em sua existência se nessa última quinzena você não esteve em alguma circunstância com características de influenciação espiritual sutil. Estude e ajude a você mesmo.

🌿🌺🌿
André Luiz
Waldo Vieira
Obra: Estude e viva
🌿🌺🌿

2 comentários:

Obrigada pelo comentário.