sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Reequilíbrio



 A palavra tratamento, numa de suas mais justas acepções, significa processo de curar. E existem tratamentos de vários modos.

Quando sofremos, por exemplo, os prejuízos da ignorância, buscamos o apoio da escola para que a instrução nos felicite com a luz do discernimento.

No dia da enfermidade, é forçoso recorrer à ciência médica, que se expressará em teu favor, através de medidas socorristas diversas.

Na solução de necessidades primárias da vida orgânica, quanto mais alto o gabarito da educação, mais imperioso se torna o concurso especializado. Daí os quadros crescentes de higienistas, odontólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

Ocorre o mesmo no reino do Espírito, quanto à cura da alma.

Antes da reencarnação, a criatura que se vê defrontada por obrigações de resgate e reajuste, é levada espontaneamente ou não a renascer, junto dos companheiros de antigas faltas, a fim de granjear os recursos indispensáveis à própria quitação diante da Lei.

Por essa razão, verificarás que não é difícil amar a humanidade em seu conjunto, mas nunca fácil harmonizar-se na organização doméstica, onde a vida nos transforma, transitoriamente, em instrutores particularizados uns dos outros.

 É que o lar ou o grupo de serviço, nas teias da consanguinidade ou da convivência, se erigem como sendo escolas de emenda, institutos de reabilitação ou pequenos sanatórios do sentimento — pontos-chaves do processo para cada um de nós — porquanto, em casa ou no círculo íntimo, encontramos o lugar certo para o encontro exato com os parceiros difíceis de outros tempos, junto dos quais, durante o período da reencarnação, adquiriremos o tratamento espiritual que nos é indispensável à conquista do amor, a única força capaz de assegurar-nos a ascensão para a vida eterna.

🌿🌺🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Paz e renovação
🌿🌺🌿

06 de janeiro

Nunca sinta inveja dos avanços e conquistas espirituais das outras pessoas.

Entenda que você também é capaz de fazer o mesmo.

Mas você tem que dar o primeiro passo e não ficar somente lamentando o que a vida lhe destina.

Todas as almas podem alcançar as alturas.

Cada alma pode entrar em contato direto coMigo.

Cada alma, se desejar e aceitar o fato, pode falar e andar coMigo.

Você deve acreditar que isso é possível e você deve querer realizar isso; assim você certamente conseguirá.

Não são necessárias muitas vidas.

Não é preciso nem muito tempo.

Você pode mudar num piscar de olhos se você assim o desejar.

Num momento você pode estar caminhando numa velha trilha, e no momento seguinte, num novo e glorioso caminho.

Isso pode acontecer num instante, sem esforço de sua parte, somente com um profundo desejo, determinação, fé e crença absolutas.

Por que não tentar e deixar Minha paz e Meu amor preencherem e envolverem você?!

🌿🌺🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌺🌿




🌿🌺🌿

Mensagem do ESE:

Salvação dos ricos

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (S. LUCAS, cap. XVI, v. 13.)

Então, aproximou-se dele um mancebo e disse: Bom mestre, que bem devo fazer para adquirir a vida eterna? — Respondeu Jesus: Por que me chamas bom? Bom, só Deus o é. Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. — Que mandamentos? retrucou o mancebo. Disse Jesus: Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás; não darás testemunho falso. — Honra a teu pai e a tua mãe e ama a teu próximo como a ti mesmo.

O moço lhe replicou: Tenho guardado todos esses mandamentos desde que cheguei à mocidade. Que é o que ainda me falta? — Disse Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

Ouvindo essas palavras, o moço se foi todo tristonho, porque possuía grandes haveres. — Jesus disse então a seus discípulos: Digo-vos em verdade que bem difícil é que um rico entre no reino dos céus. — Ainda uma vez vos digo: É mais fácil que um camelo passe pelo buraco de uma agulha, do que entrar um rico no reino dos céus. (S. MATEUS, cap. XIX, vv. 16 a 24. — S. LUCAS, cap. XVIII, vv. 18 a 25. — S. MARCOS, cap. X, vv. 17 a 25.)

🌿🌺🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, itens 1 e 2.)
🌿🌺🌿

ESQUECIMENTO DE VIDAS PASSADAS


(...)

O retorno à vida corporal proporciona ao reencarnante o fenômeno do esquecimento temporário das existências passadas. Esse esquecimento se dá devido às limitações físicas do corpo material e do cérebro, sendo, portanto, um benefício ao Espírito, a fim de que ele não prossiga nos mesmos erros passados. Com isso, poderá começar vida nova sem o ônus da culpa.

Principalmente na infância, esse esquecimento é acentuado, em razão da imaturidade neurológica da criança e para que receba novos elementos educativos através dos pais ou tutores. Logo mais, na adolescência, esses novos elementos educativos irão se mesclar com a verdadeira natureza do ser, por meio do amadurecimento da glândula pineal e a liberação do instinto.

O que se espera nesse momento é que os elementos educativos recebidos na infância sirvam de freio às perturbações instintivas do passado reencarnatório. Claro, nem sempre é possível receber uma boa educação por parte de pais e tutores. Mas se tal acontece é porque existem razões cármicas para isso.

Todavia, educadores e elementos educativos jamais faltam ou faltarão em nossas vidas, em tempo algum. Quanto a isso, é preciso que olhemos atentamente ao nosso redor e vejamos como, quando e onde eles estão a se manifestar, ofertando-nos a bênção de aprender.

Finda a experiência encarnatória, o Espírito volta ao mundo espiritual e, se o mesmo não tiver cometido outras faltas ou faltas ainda mais graves, é possível que chegue aí com forças renovadas, inteirando-se das razões de sua existência confrontada com o passado reencarnatório. Dessa forma, poderá enxergar a reencarnação como um processo educativo e não punitivo.

🌿🌺🌿
Livro: A Transformação Moral do Homem Pela Renovação Interior
Elifas Alves
Editora Aliança
🌿🌺🌿

Na ausência do amor


Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas e anda em trevas e não sabe para onde deva ir, porque as trevas lhe cegaram os olhos.”
— JOÃO (1 João, 2.11)

Se não sabes cultivar a verdadeira fraternidade, serás atacado fatalmente pelo pessimismo, tanto quanto a terra seca sofrerá o acúmulo de pó.

Tudo incomoda àquele que se recolhe à intransigência.

Os companheiros que fogem às tarefas do amor são profundamente tristes pelo fel de intolerância com que se alimentam.

Convidados ao esforço de equipe, asseveram que os homens respiram em bancarrota moral.

Trazidos ao culto da fé, supõem reconhecer, em toda parte, a maldade e a desilusão.

Chamados à caridade, consideram nos irmãos de sofrimento inimigos prováveis, afastando-se irritadiços.

Impelidos a essa ou àquela manifestação de contentamento, recuam, desencantados, crendo surpreender maldade e lama nas menores exteriorizações de beleza festiva.

Caminham no mundo entre a amargura e a desconfiança.

Não há carinho que lhes baste. Vampirizam criaturas por onde estagiam, chorando, reclamando, lamentando…

Não possuem rumo certo. Declaram-se expulsos da sociedade e da família.

É que, incapazes do amor ao próximo, jornadeiam pela Terra, sob o pesado nevoeiro do egoísmo que nos detém tão somente no círculo estreito de nossas necessidades, sem qualquer expressão de respeito para com as necessidades alheias.

Afirmam-se incompreendidos, porque não desejam compreender.

Ausentes do amor, ressecam a máquina da vida, perdendo a visão espiritual.

Impermeáveis ao bem, fazem-se representantes do mal.

Se o pessimismo começa a abeirar-se de teu espírito, recolhe-te à oração e pede ao Senhor te multiplique as forças na resistência, ante o assalto das trevas.

Aprendamos a viver com todos, tolerando para que sejamos tolerados, ajudando para que sejamos ajudados, e o amor nos fará viver, prestimosos e otimistas, no clima luminoso em que a luta e o trabalho são bênçãos de esperança.

🌿🌺🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte viva
🌿🌺🌿

A Felicidade na Terra


É possível ser feliz na Terra?

Nos momentos em que projetamos nossos sonhos para o futuro, em que planejamos o porvir, em que buscamos imaginar como estará nossa vida no amanhã, já nos fizemos esta pergunta?

Será possível conquistar a felicidade na Terra?

A máxima do livro bíblico Eclesiastes é bastante objetiva, quando afirma que a felicidade não é deste mundo. Com efeito, nem a fortuna, nem o poder, nem mesmo a juventude florescente, são as condições essenciais da felicidade.

E, ainda mais, podemos afirmar que nem mesmo a reunião dessas três condições, tão desejadas, conseguiriam trazer ao homem o verdadeiro sentimento de ser feliz.

É natural que esta seja a verdade, pois que a Humanidade ainda está na infância de sua evolução e, por essa razão, a felicidade completa, absoluta se encontra distante de nossas possibilidades.

Estamos no planeta das expiações, dessas oportunidades benditas de resgatar equívocos do passado...

Estamos no planeta das provas, das situações e experiências que visam verificar o aprendizado que viemos realizando ao longo das existências...

Estamos no planeta do sofrimento, da lapidação aplicada ao diamante bruto, para que esse possa fulgir como estrela.
Assim, a felicidade constante, plena, aguarda-nos no futuro, como consequência natural de nosso esforço em ultrapassar todas as fases do desenvolvimento.

Mas que isso não nos traga desânimo! É possível sim, melhorar as condições de nossas vidas. É possível multiplicar os momentos de alegria que temos. É possível sermos mais felizes do que já somos!

Para isso, estão em nossas mãos os ensinamentos do Cristo, com Suas consolações e esperanças.

Para isso, estão conosco as lições inesquecíveis do Mestre, mostrando-nos que o amor ao próximo nos faz mais felizes, mais completos.

A felicidade plena, realmente, não é deste mundo ainda, mas o entendimento dentro de nossas famílias é possível. O perdão a alguém que nos prejudicou é suave alívio. Amar profundamente ao pai, à mãe, ao filho, já se faz real em nossos dias.

Portanto amemos, pois o sentimento de amar alguém irriga nossos campos íntimos com a felicidade.

Vivamos o bem, porque a consciência tranquila, a consciência em paz, será a grande responsável pela conquista da felicidade futura.

Sobre a felicidade que podemos alcançar na Terra, os Espíritos superiores nos dizem que, na vida material, ser feliz é ter a posse do necessário. E, que na vida espiritual, a felicidade está na consciência tranquila e na fé no futuro.

É essa fé que nos faz ver os objetivos distantes, como alcançáveis.

É essa fé que remove montanhas, mostrando-nos que, atrás delas, espera-nos o nascer do sol de uma felicidade sem fim.

🌿🌺🌿
Redação do Momento Espírita com base
no cap. V, item 20, do livro O Evangelho
segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, ed. Feb.
FORMATAÇÃO E PESQUISA:
MILTER -05-01-2020
🌿🌺🌿

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.