quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

O “não” e a luta



Mas seja o vosso falar: sim, sim; não, não.” — Jesus. (MATEUS, 5.37)

Ama, de acordo com as lições do Evangelho, mas não permitas que o teu amor se converta em grilhão, impedindo-te a marcha para a vida superior.

 Ajuda a quantos necessitam de tua cooperação, entretanto, não deixes que o teu amparo possa criar perturbações e vícios para o caminho alheio.

Atende com alegria ao que te pede um favor, contudo não cedas à leviandade e à insensatez.

 Abre portas de acesso ao bem-estar aos que te cercam, mas não olvides a educação dos companheiros para a felicidade real.

 Cultiva a delicadeza e a cordialidade, no entanto, sê leal e sincero em tuas atitudes.

 O “sim” pode ser muito agradável em todas as situações, todavia, o “não”, em determinados setores da luta humana, é mais construtivo.

 Satisfazer a todas as requisições do caminho é perder tempo e, por vezes, a própria vida.

 Tanto quanto o “sim” deve ser pronunciado sem incenso bajulatório, o “não” deve ser dito sem aspereza.

Muita vez, é preciso contrariar para que o auxílio legítimo se não perca; urge reconhecer, porém, que a negativa salutar jamais perturba. O que dilacera é o tom contundente no qual é vazada.

As maneiras, na maior parte das ocasiões, dizem mais que as palavras.

“Seja o vosso falar: sim, sim; não, não”, recomenda o Evangelho. Para concordar ou recusar, todavia, ninguém precisa ser de mel ou de fel. Bastará lembrarmos que Jesus é o Mestre e o Senhor não só pelo que faz, mas também pelo que deixa de fazer.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Pão nosso
🌱🌺🌱

04 de janeiro

O que significa para você viver pela fé?

Em que reside a sua segurança?

Nas pessoas?

Na sua conta bancária?

Ou ela está firmemente enraizada em Mim, o Senhor seu Deus, a divindade dentro de você?

Reflita sobre isso e você saberá sem sombra de dúvida exatamente onde residem sua fé e sua segurança.

Você é capaz de dar um grande passo em sua vida com alegria e destemor, sem nenhum apoio?

Quando você sabe que uma coisa está certa, você é capaz de fazê-la sem hesitação?

Você consegue colocar sua mão na Minha com confiança e dizer "O que é Seu será feito" de todo coração e alma, e dar o passo para o desconhecido, pronto para aceitar o que vier?

A única maneira de aumentar a fé é dando, primeiro, passos pequenos e hesitantes e, depois, passos maiores até que sua fé esteja tão forte que você possa dar enormes saltos para o desconhecido porque sabe que EU ESTOU sempre com você.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱


 


🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Será repreensível notarem-se as imperfeições dos outros, quando daí nenhum proveito possa resultar para eles, uma vez que não sejam divulgadas?

Tudo depende da intenção. Decerto, a ninguém é defeso ver o mal, quando ele existe. Fora mesmo inconveniente ver em toda a parte só o bem. Semelhante ilusão prejudicaria o progresso. O erro está no fazer-se que a observação redunde em detrimento do próximo, desacreditando-o, sem necessidade, na opinião geral. Igualmente repreensível seria fazê-lo alguém apenas para dar expansão a um sentimento de malevolência e à satisfação de apanhar os outros em falta. Dá-se inteiramente o contrário quando, estendendo sobre o mal um véu, para que o público não o veja, aquele que note os defeitos do próximo o faça em seu proveito pessoal, isto é, para se exercitar em evitar o que reprova nos outros. Essa observação, em suma, não é proveitosa ao moralista? Como pintaria ele os defeitos humanos, se não estudasse os modelos?

🌱🌺🌱
— S. Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 20.)
🌱🌺🌱

Desejo e destino


Muita vez, solicitas orientação para a vida espiritual.

Entretanto medita:

Desejando — sentes.

Sentindo — pensas.

Pensando — comunicas.

Comunicando-te — realizas.

Realizando — semeias.

Semeando — colherás.

Hoje, possuímos o que plantamos.

No futuro, teremos o que estamos fazendo.

Assim criamos o próprio destino, usando as bênçãos de Deus, através das quais receberemos da Sabedoria da Vida os resultados ou frutos de nossas próprias obras.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Pronto Socorro
🌱🌺🌱

TEMPO DE LUZ


Geralmente, todos temos, na Terra ou no Mais Além, certas quotas de tempo específico.

Tempo de lições.
Tempo de mais atividade.
Tempo de repouso.
Tempo de meditação.
Tempo de provas...

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tempo de luz
🌱🌺🌱

O ponto difícil


Quase todos os núcleos domésticos conhecem de sobra o ponto nevrálgico da vida familiar.

Muita vez, quando o instituto consanguíneo se revela inatacável em sua dignidade, ei-lo que surge, estendendo incompreensão e pesar, discórdia e desespero.

Aqui, é um filho do ambiente enobrecido pela cultura espiritual, entregando-se a comportamento infeliz para infortúnio dos seus;

ali, é a jovem rebelde criando problemas com que ateia no lar as labaredas da inquietação;

acolá, é o parente que a expiação assinala com o estigma de moléstias difíceis, no círculo de irmãos robustos;

e, mais além, é o pai repentinamente esquecido dos deveres que lhe marcam a vida, atraindo em desfavor dos rebentos preocupados, incessantes flagelações.

A ciência materialista descobriu a palavra “atavismo” para acobertar o problema sem abordar-lhe a liquidação, mas sabemos, ante os princípios reencarnacionistas, que nesses corações infelizes e atormentados, encontramos na Terra os instrumentos de nossa regeneração clara e simples.

Pelo berço que a vida entretece, junto de nós recolheremos não apenas as doces afeições de que a nossa esperança se nutre, a caminho das Esferas superiores, mas também os desafetos profundos que deixamos na retaguarda por algemas de ódio que é preciso converter em laços de paz e amor.

Aprendamos a receber no ponto difícil da comunidade familiar a provação que se nos faz necessária ao próprio burilamento.

E, amparando aos companheiros que caem, auxiliando aos que a irresponsabilidade ensandece e, protegendo aqueles que a enfermidade domina, estaremos colaborando em favor de nós mesmos, no justo resgate de que não prescindimos, na própria libertação.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🌱🌺🌱

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.