(...) sei que o assunto é controvertido e que muitos alegarão que o amor nunca é demais. Concordo: o verdadeiro amor não extrapola, mas quem estará na Terra em condições de amar sem os arroubos da paixão?
— Odilon – aparteei o companheiro –, eu sei a que você está querendo se referir. Muitos adolescentes que se trataram comigo foram "estragados" por seus pais: excesso de mimos, de conforto, de facilidades... O pessoal acha que amar é carregar a pessoa amada nos braços e impedir que ela enfrente qualquer tipo de problema na vida; ainda, há os que imaginam amar escravizando o objeto de sua afeição doentia aos seus caprichos... Conheci pais que impediram que os filhos se casassem, só para que os tivessem ao seu inteiro dispor na velhice; egoísmo, nada mais que egoísmo!... E isso, sem falar naqueles que escolhem determinada pessoa por escada do seu céu particular, amando-a com exclusividade, como se mais ninguém existisse ou sofresse à sua volta! Existem devotamentos obsessivos... Jesus nos ensina a amar sem apego. O que muitos sentem por muitos é mais amor a si do que ao próximo! Concorda?
— Sim; às vezes, amando a uma única pessoa, queremos demonstrar ao mundo quanto somos capazes de amar!
— De amar a nós mesmos, não é? – enfatizei.
— Equivocadamente... O difícil é amar a todos de forma comedida, ou seja, com amor que não crie ilusões, não faça exigências, não espere retribuição!
🌾🎋🌾
Inácio Ferreira
Carlos A. Baccelli
Obra: A Escada de Jacó
🌾🎋🌾
19 de dezembro
Esta é uma vida de ação e mudança.
Não seja complacente; evite se encaixar no sulco da trilha da rotina porque isso pode levar à estagnação.
Você tem que realizar seu próprio trabalho espiritual, sua própria busca pelo caminho que lhe convém.
Descubra em que você precisa mudar e comece agora a trabalhar nesse sentido.
Se a mudança for desconfortável, quanto mais rápido você se livrar dela melhor.
É menos doloroso tirar um esparadrapo com um só puxão do que ir tirando devagarinho.
Portanto, faça o que é necessário sem perder tempo. Mergulhe no novo sem hesitação e saiba que será muito melhor do que o que você deixou para trás.
Com a mudança vem a vida, uma vida plena e gloriosa.
Esta vida está sendo oferecida a você. Aceite-a e dê graças eternas por ela.
🌾🎋🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🎋🌾
🌾🎋🌾
MENSAGEM DO ESE:
Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança de cura?
– Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se-lhe alguns instantes de angústias, apressando-se-lhe o fim?
Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir o homem até à borda do fosso, para daí o retirar, a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar idéias diversas das que tinha? Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A Ciência não se terá enganado nunca em suas previsões?
Sei bem haver casos que se podem, com razão, considerar desesperadores; mas, se não há nenhuma esperança fundada de um regresso definitivo à vida e à saúde, existe a possibilidade, atestada por inúmeros exemplos, de o doente, no momento mesmo de exalar o último suspiro, reanimar-se e recobrar por alguns instantes as faculdades! Pois bem: essa hora de graça, que lhe é concedida, pode ser-lhe de grande importância. Desconheceis as reflexões que seu Espírito poderá fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe pode poupar um relâmpago de arrependimento.
O materialista, que apenas vê o corpo e em nenhuma conta tem a alma, é inapto a compreender essas coisas; o espírita, porém, que já sabe o que se passa no além-túmulo, conhece o valor de um último pensamento. Minorai os derradeiros sofrimentos, quanto o puderdes; mas, guardai-vos de abreviar a vida, ainda que de um minuto, porque esse minuto pode evitar muitas lágrimas no futuro.
🌾🎋🌾
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 28.)
🌾🎋🌾
Lutar sempre
Nunca te apoies no pessimismo para deixar de lutar.
O que os outros conseguem através do trabalho, obterás também, se tiveres paciência e perseverança.
Não pretendas iniciar a vida por onde outros a estão concluindo.
O êxito depende de muitas tentativas que não deram certo.
O fracasso sempre ensina o modo como não se devem fazer as coisas.
Insiste no teu serviço com otimismo e avança com vagar na direção da tua vitória.
Cada dia vencido são vinte e quatro horas que ganhaste.
🌾🎋🌾
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida Feliz
🌾🎋🌾
bom dia. mesagem de hoje muito motivadora. obrigado
ResponderExcluir