Reconhecida a verdade de que Nosso Pai Celestial responde aos bons corações, através dos corações que se fazem melhores, não olvidemos a nossa possibilidade de servir na condição de valiosos instrumentos da Divina Bondade.
Nós, que somos tão apressados e tão pródigos no “pedir”, lembremo-nos de que podemos, também dar.
Auxiliemos a Divina Providência no abençoado serviço do intercâmbio.
Ninguém pode contar com a felicidade perfeita, num círculo de recursos puramente materiais; no entanto, toda vez que derramarmos o coração, em favor de nossos semelhantes, semearemos a verdadeira alegria.
Todos podemos, em nome do Senhor, responder às rogativas dos que lutam e sofrem mais do que nós mesmos.
Uma visita ao doente é sagrado recurso da fraternidade ao que suplica a assistência do Céu, em desespero.
A desculpa sincera é uma bênção de alívio para quem sofre o peso da culpa.
Um gesto de carinho é plantação de simpatia na terra escura da alma que se arrojou aos precipícios da revolta ou da incompreensão.
Um sorriso amigo é uma resposta de bom-ânimo e da amizade, refundindo as forças daquele que está prestes a cair.
Recorda que o Senhor espera por tua vontade, por teus pensamentos, por tuas palavras e por teus braços, a fim de responder com a paz e com a esperança aos que te cercam.
Ainda que tudo seja aspereza e secura, em torno de teus pés, ama sempre.
Através da corrente viva do amor, em teu coração, interpretarás a cooperação do Céu para os que te acompanham e receberás, constantemente, as respostas do Alto aos teus próprios problemas.
🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Alma e Luz
🌺🌿🌺
20 de janeiro
Tudo que Eu tenho é seu quando você aprende a respeitar as suas prioridades, mas você deve silenciar e procurar em seu coração para saber o que você está colocando primeiro em sua vida.
Lembre-se que você não pode esconder nada de Mim, por isso seja completamente franco e honesto consigo mesmo.
O trabalho que você faz para Mim significa mais do que qualquer coisa ou você está inclinado a colocá-lo em segundo plano e somente fazer a Minha vontade quando lhe for conveniente?
Se é assim, você não está colocando o que deve em primeiro lugar.
Só quando você se entrega totalmente a Mim é que Eu posso trabalhar livremente em você e através de você para realizar Minhas maravilhas e glórias.
Que sua entrega não seja hesitante e medrosa.
Quando você doar algo, doe de todo coração, com verdadeiro amor e alegria, e não sinta qualquer remorso.
Saiba que Eu usarei o seu presente da maneira certa, para Minha honra e glória e para o benefício do todo.
🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺
🌺🌿🌺
MENSAGEM DO ESE:
O argueiro e a trave no olho
Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? — Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro ao teu olho, vós que tendes no vosso uma trave? — Hipócritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 3 a 5.)
Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que pensaria eu, se visse alguém fazer o que faço?
Incontestavelmente, é o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais, quanto físicos. Semelhante insensatez é essencialmente contrária à caridade, porquanto a verdadeira caridade é modesta, simples e indulgente. Caridade orgulhosa é um contra-senso, visto que esses dois sentimentos se neutralizam um ao outro. Com efeito, como poderá um homem, bastante presunçoso para acreditar na importância da sua personalidade e na supremacia das suas qualidades, possuir ao mesmo tempo abnegação bastante para fazer ressaltar em outrem o bem que o eclipsaria, em vez do mal que o exalçaria?
Por isso mesmo, porque é o pai de muitos vícios, o orgulho é também a negação de muitas virtudes. Ele se encontra na base e como móvel de quase todas as ações humanas. Essa a razão por que Jesus se empenhou tanto em combatê-lo, como principal obstáculo ao progresso.
🌺🌿🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 9 e 10.)
🌺🌿🌺
Alterações na Fé
“Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem”. – Paulo. (Romanos, 12:21).
Ante as questões de vivência no cotidiano, se consegues manter a fé em Deus e na imortalidade da alma, acima dos obstáculos em que se nos apuram as faculdades no campo da vida, pensa compadecidamente nos irmãos alterados, em matéria de fé. Especialmente naqueles que não puderam suportar o clima de trabalho e burilamento, em que te encontras e que se bandearam não só para a indiferença, mas também para a negação.
Provavelmente, alguns deles se fazem passíveis dessa ou daquela observação, tendente a interromper-lhes, por algum tempo, a capacidade de influência no ânimo alheio, entretanto, em maioria, são companheiros em graves transformações na vida íntima.
Esse terá visto crises e tribulações no instituto doméstico e se vê traumatizado com quem se vê à beira do colapso nervoso.
Aquele terá concordado com sugestões deprimentes e haverá caído nos labirintos da obsessão.
Outro sofreu a deserção de pessoas queridas e não conseguiu furtar-se a profundo ressentimento.
Outro ainda varou desafios e testemunhos que lhe impuseram enfermidade e cansaço, estirando-se em desânimo.
E outros muitos terão aguardado compensações materiais e remunerações afetivas que o intercâmbio espiritual não lhes poderia oferecer e arrojaram-se à rebeldia ou ao desalento.
Diante dos irmãos alterados na fé por essa ou aquela circunstância, usa discrição e caridade em qualquer pronunciamento.
Não lhes agraves as inquietações, propondo-lhes problemas novos e nem lhes agites as feridas da alma com apontamentos infelizes.
Quando possível, entrega-lhes o pão do otimismo e a luz da esperança, sem reproches desnecessários, ao reerguer-lhes a confiança, reconhecendo que a Divina Providência, com justiça e misericórdia, vela por nós todos e que os companheiros de Jesus são por ele chamados para construir e reconstruir.
🌺🌿🌺
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier
Obra: Ceifa de luz
🌺🌿🌺
Orgulho versus Humildade, Egoísmo versus Caridade, são as grandes encruzilhadas da nossa existência!
ResponderExcluir