Somos espíritos revestidos de matéria para cumprir missão na Terra. Nosso corpo é plasmado de forma a atender às nossas necessidades e carece de cuidados, como sensível ferramenta que é. Sofre de limitações, impostas em nosso próprio benefício e do inexorável desgaste do tempo, de acordo com a lei de Deus, mas sofre também as consequências do mau uso que fazemos dele, através das doenças, provocadas por abusos e falta de cuidados. Ainda assim, se cumprem a justiça e o amor de Deus, pois o padecimento do corpo nos induz a alterar os comportamentos nocivos.
O psiquismo alterado também prejudica o corpo. A raiva nos envenena o coração, podendo levar ao infarto. A ansiedade perturba as entranhas, desenvolvendo a úlcera. As doenças mentais refletem o desequilíbrio da alma, denunciando associações obsessivas. Os maus hábitos de álcool, tabaco e drogas corroem fígado, pulmão e cérebro. A gula mata, por diabetes, obesidade, arteriosclerose e hipertensão. A sexualidade desequilibrada conduz a doenças venéreas, AIDS e perversões. A depressão favorece o câncer.
A solução é uma só. A parte de buscar o concurso da medicina, urge modificar as atitudes. A temperança, a fé e o equilíbrio vem restaurar ao corpo as energias de que necessita para recuperar a saúde.
“Mente sã em corpo são” - Décimo Júnio Juvenal, poeta romano.
Desgastar prematuramente o corpo
com hábitos e pensamentos nocivos,
é desperdiçar o tempo a nós concedido
na Terra para a nossa evolução.
🌹🌿🌹
Obra: “Diante da vida”
Publicado na Página Tudo vem de Deus
🌹🌿🌹
14 de janeiro
Existem tantas coisas maravilhosas para se fazer na vida, mas qual é a que você faz melhor?
Descubra e vá em frente: faça com entusiasmo.
Não perca tempo e energia pensando em fazer alguma outra coisa, ou desejando estar em outro lugar, com outras oportunidades.
Entenda que você está exatamente onde deveria estar e na hora certa, e que você está aí por um motivo específico, para cumprir uma tarefa específica.
Portanto, dê o máximo de si para essa tarefa e cumpra-a com amor e alegria.
Sinta como a vida pode ser divertida, não só para você, mas para todos à sua volta.
A não ser que você doe o melhor de si mesmo para o todo, você não pode ter esperança de se tornar parte desse todo.
Você se desliga dele e não haverá plenitude em você.
Você sentirá uma profunda satisfação quando fizer o que tem que fazer com perfeição e para o benefício do todo!
🌹🌿🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌿🌹
🌹🌿🌹
Mensagem do ESE:
Parentesco Corporal e Espiritual
8 – Os laços de sangue não estabelecem necessariamente os laços espirituais. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porque este existia antes da formação do corpo. O pai não gera o Espírito do filho: fornece-lhe apenas o envoltório corporal. Mas deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, para o fazer progredir.
Os Espíritos que se encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são os mais freqüentemente Espíritos simpáticos, ligados por relações anteriores, que se traduzem pela afeição durante a vida terrena. Mas pode ainda acontecer que esses Espíritos sejam completamente estranhos uns para os outros, separados por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem também por seu antagonismo na Terra, a fim de lhes servir de prova. Os verdadeiros laços de família não são, portanto, os da consangüinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos, que unem os Espíritos, antes, durante e após a encarnação. Donde se segue que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem, pois, atrair-se, procurar-se, tornarem-se amigos, enquanto dois irmãos consanguíneos podem repelir-se, como vemos todos os dias. Problema moral, que só o Espiritismo podia resolver, pela pluralidade das existências. (Ver cap. IV, nº 13)
Há, portanto, duas espécies de famílias: as famílias por laços espirituais e as famílias por laços corporais. As primeiras, duradouras, fortificam-se pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das diversas migrações da alma. As segundas, frágeis como a própria matéria, extinguem-se com o tempo, e quase sempre se dissolvem moralmente desde a vida atual. Foi o que Jesus quis fazer compreender, dizendo aos discípulos: “Eis minha mãe e meus irmãos”, ou seja, a minha família pelos laços espirituais, pois “quem quer que faça a vontade de meu Pai, que está nos céus, é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
A hostilidade de seus irmãos está claramente expressa no relato de São Marcos, desde que, segundo este, eles se propunham a apoderar-se dele, sob o pretexto de que perdera o juízo. Avisado de que haviam chegado, e conhecendo o sentimento deles a seu respeito, era natural que dissesse, referindo-se aos discípulos, em sentido espiritual: “Eis os meus verdadeiros irmãos”. Sua mãe os acompanhava, e Jesus generalizou o ensino, o que absolutamente não implica que ele pretendesse que sua mãe segundo o sangue nada lhe fosse segundo o Espírito, só merecendo a sua indiferença. Sua conduta, em outras circunstâncias, provou suficientemente o contrário.
🌹🌿🌹
O Evangelho Segundo o Espiritismo
🌹🌿🌹
CORTANDO ARESTAS
Aquele que lisonjeia a si mesmo está em situação pior que o bajulador. Além de se iludir, é iludido pela sua própria incapacidade de se analisar, favorecendo o ambiente interno para a proliferação do egoísmo e, por vezes, segue vivendo este mundo fantasioso por muitos e muitos anos.
É nesta hora que reconhecemos o valor do Cristo, que chega, em silêncio, aos nossos ouvidos e ao santuário do coração, a nos dizer com firmeza e bondade: "Corta, meu filho, as tuas próprias arestas. Opera essas saliências formadas pela vaidade orgulhosa, filha do egocentrismo".
O trabalho, entretanto, é demorado e os caminhos, cheios de espinhos. O ar é pesado para a respiração da alma e os inimigos da perfeição alvoroçam-se, em todos os sentidos, para por a pique a engenhosa ideia da renovação. Se queres avançar, se não é do teu costume ficar para trás, modifica o teu modo de ser no que tange às tuas imperfeições.
Quando encontrares o teu amigo e puxares com ele conversações que te dão prazer, lembra-te do aprimoramento das ideias. Esquece os feitos dos outros, quando a conduta dos teus semelhantes não se alinhavarem com as elevadas maneiras de viver.
Falar da vida alheia é predispor todos os órgãos à enfermidade e desarmonizar todos os corpos do espírito. Existem tantos assuntos elevados para se conversar; por que o mal? A maledicência é porta aberta para a inimizade e fermento para a discórdia. Medita todos os dias sobre a natureza, pensa sempre em Deus e não te esqueças de Jesus Cristo, para que o teu esforço não fique em vão e a tua inspiração preencha o teu coração com as vibrações dos altiplanos da espiritualidade maior.
Converte a tua mente em um campo de trabalho constante. Sê um operador inteligente, cortando todas as arestas que, porventura, te façam sofrer. Planta as sementes da Verdade e do Amor, que a Caridade se tornará mais visível em todos os teus caminhos.
Observa se conversas muito diante do teu companheiro. Se não deixas que ele fale para que ouças, ficarás sem amigo para te ouvir. Quando ele estiver de posse da palavra, não te impacientes com as opiniões que emitir, pois tu também tens as tuas. Quando for a tua hora de dizer, escolhe o que vais falar, cumpre o teu dever de bom semeador, que Deus certamente cuidará de todos. Se perceberes defeito grave no teu irmão, verifica a tua conduta e vê se não fazes o mesmo. O teu confrade pode ser o teu espelho e já terá te prestado uma grande ajuda se te ajudar a melhorar.
O mundo interno é a maior extensão para quem deseja trabalhar e és o dono do teu. Deves aprender a fazer a cirurgia moral em ti mesmo. Se quiseres, o próprio tempo te ensinará esta maravilhosa arte do aprimoramento próprio. Não fujas do dever para contigo mesmo, procura ajudar-te a melhorar, a cada dia que passa.
Quando estiveres em teu lar, alimentando-te ou mesmo descansando, não incentives conversações negativas, nem acolhas momentos de lembranças desastrosas. Sê alegre na faixa da alegria pura. O humor elevado é graça agradável na graça de Deus. Conta histórias aos que convivem contigo, histórias que elevem e distraiam, ampliando, assim os teus próprios conhecimentos, que logo respirarás um ar mais leve e, como por encanto, surgirá um bem-estar mais favorável à tua paz.
Se começares, há de compreender que arestas deves cortar, para que o teu coração pulse em teu peito com mais harmonia de vida.
🌹🌿🌹
AUTOR: João Nunes Maia
DITADO PELO ESPÍRITO: Lancellin
Obra: Cirurgia moral
🌹🌿🌹
Que maravilha! Amo vocês que fazem esse blog. Muita saúde a todos.
ResponderExcluirBom dia, estou tentando trabalhar esse campo interno, é bem complicado ver e ouvir a nós mesmos. O mais difícil pra mim é não acolher as lembranças desastrosas, algumas são difíceis de encarar no nosso espelho, sigo tentando.
ResponderExcluirSofro do mesmo mal.
Excluir