sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Decálogo do cotidiano







 
 



🌼🌱🌼
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Páginas de fé
🌼🌱🌼

26 de janeiro

Você não poderá criar algo novo mantendo-se imerso no que é velho.

Um recém-nascido não pode se manter ligado à mãe; o cordão umbilical tem que ser cortado para que ele se torne um ser independente.

O mesmo acontece com esta vida espiritual.

A partir do momento em que você decide trilhar o caminho espiritual e viver de acordo com o Espírito, você tem que se desligar totalmente da sua antiga maneira de viver.

Você não pode ficar com um pé em cada mundo.

A escolha é sua.

Que não haja retorno nesta decisão.

Siga sempre em frente.

Quando a caminhada ficar difícil, talvez você deseje voltar aos "bons velhos tempos".

Mas não há volta nesta vida.

O bebê não pode voltar para dentro de sua mãe quando a vida fica dura demais.

Um pintinho não pode voltar para sua casca e uma borboleta não volta para sua crisálida.

A vida não pode andar para trás.

Tem que andar para a frente, sempre para a frente.

🌼🌱🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌱🌼



🌼🌱🌼

MENSAGEM DO ESE:

Os tormentos voluntários

Vive o homem incessantemente em busca da felicidade, que também incessantemente lhe foge, porque felicidade sem mescla não se encontra na Terra. Entretanto, mau grado às vicissitudes que formam o cortejo inevitável da vida terrena, poderia ele, pelo menos, gozar de relativa felicidade, se não a procurasse nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes, isto é, nos gozos materiais em vez de a procurar nos gozos da alma, que são um prelibar dos gozos celestes, imperecíveis; em vez de procurar a paz do coração, única felicidade real neste mundo, ele se mostra ávido de tudo que o agitará e turbará, e, coisa singular! o homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar.

Haverá maiores do que os que derivam da inveja e do ciúme? Para o invejoso e o ciumento, não há repouso; estão perpetuamente febricitantes. O que não têm e os outros possuem lhes causa insônias.

Dão-lhes vertigem os êxitos de seus rivais; toda a emulação, para eles, se resume em eclipsar os que lhes estão próximos, toda a alegria em excitar, nos que se lhes assemelham pela insensatez, a raiva do ciúme que os devora. Pobres insensatos, com efeito, que não imaginam sequer que, amanhã talvez, terão de largar todas essas frioleiras cuja cobiça lhes envenena a vida!

Não é a eles, decerto, que se aplicam estas palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados”, visto que as suas preocupações não são aquelas que têm no céu as compensações merecidas.

Que de tormentos, ao contrário, se poupa aquele que sabe contentar-se com o que tem, que nota sem inveja o que não possui, que não procura parecer mais do que é. Esse é sempre rico, porquanto, se olha para baixo de si e não para, cima, vê sempre criaturas que têm menos do que ele. É calmo, porque não cria para si necessidades quiméricas. E não será uma felicidade a calma, em meio das tempestades da vida?

🌼🌱🌼
— Fénelon. (Lião, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 23.)
🌼🌱🌼

Inutilidades


Porque está guardando tantas coisas inúteis?

Para que tantas coisas em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios?

Distribua tudo aquilo que lhe não está servindo, para que sua alma não fique pesada demais,
quando se afastar da Terra.

"O coração do homem está onde está seu tesouro".

Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar voo para as regiões bem-aventuradas.

🌼🌱🌼
Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌼🌱🌼

3 comentários:

  1. Que belas palavras para iniciar o meu dia!! Já, na primeira frase, senti a energia boa percorrendo o meu ser!! E mentalizei Jesus!!
    Obrigada por me proporcionar estes momentos divinos!!

    Tenha um ótimo dia, de paz e luz!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  2. Diariamente, mensagens maravilhosas que acalma a nossa alma.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão por mensagens que orientam e guiam. Gratidão pelo trabalho maravilhoso que tanto faz bem, acrescenta! Que Deus abençoe grandemente 🙏

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.