segunda-feira, 28 de maio de 2018

CARIDADE PARA CONSIGO



Em todas as linhas do pensamento cristão, você freqüentemente ouvirá sobre a importância da caridade. De fato, como o amor é a meta a que todo cristão deve aspirar - pois sem ele não haverá felicidade em nível algum da nossa existência - a caridade surge como o próprio amor em ação.

Sem embargo da prática da caridade em favor do próximo, cujo valor é indiscutível, não se esqueça de ser também caridoso consigo mesmo. Afinal de contas, você é o próximo mais próximo de si mesmo. Se você não for capaz de algum gesto de amor por si mesmo, dificilmente será capaz de amar outra pessoa Para chegar ao próximo, o amor carece de passar primeiramente por você. Ninguém dá o que não tem.

Você tem alimentado o estômago de muitas pessoas, mas há quanto tempo sua alma está faminta de amor?

Você tem perdoado injúrias de toda parte, porém há, quanto tempo está preso nas grades da culpa por falta de perdão a si mesmo?

Você tem lavado feridas de enfermos, mas o que tem feito das feridas interiores que ainda sangram?

Você tem consolado os aflitos, todavia por que não tem dado a si mesmo o remédio que distribui aos outros?

Você tem socorrido a infância desvalida, nada obstante o que tem feito por sua criança interior que se encontra muito tempo abandonada?

Você tem doado roupas a mendigos e maltrapilhos, mas por que ainda não se vestiu de afeto e carinho?

Por que somente os outros devem ser amados? Por que somente os outros devem ser perdoados? Por que somente os outros carecem de ajuda? Você não é um ser à parte da criação, por isso é tão digno, merecedor e necessitado do mesmo amor que dá aos semelhantes.

Que a partir de agora você aprenda a ser também caridoso com você, promovendo seu auto-aperfeiçoamento, pois quem se ama:

• vive longe dos vícios para não dar trabalhos aos outros amanhã;

• aprimora-se intelectualmente para não depender da inteligência alheia;

• nutre-se de afeto e ternura para não se tornar carente do amor do outro;

• é seu próprio amigo para jamais se sentir solitário e pegajoso;

• desempenha seu trabalho com esmero para não se tornar um pária social.

Que você não interprete essas palavras como um protesto contra a caridade para com o próximo, porque a generosidade é uma condição das pessoas amorosas. No entanto, sem o burilamento de cada um na esfera das próprias obrigações perante a vida, jamais deixaremos a posição de mendigos espirituais a reclamarem dos outros a caridade que não fizemos a nós mesmos.
*****************************
JOSÉ CARLOS DE LUCCA  

MENSAGEM DO ESE:
Dom de curar


Restituí a saúde aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demônios. Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido. (S. MATEUS, cap. X, v. 8.)
“Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido”, diz Jesus a seus discípulos. Com essa recomendação, prescreve que ninguém se faça pagar daquilo por que nada pagou. Ora, o que eles haviam recebido gratuitamente era a faculdade de curar os doentes e de expulsar os demônios, isto é, os maus Espíritos. Esse dom Deus lhes dera gratuitamente, para alívio dos que sofrem e como meio de propagação da fé; Jesus, pois, recomendava-lhes que não fizessem dele objeto de comércio, nem de especulação, nem meio de vida.

*****************
 (Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVI, itens 1 e 2.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.