terça-feira, 29 de maio de 2018

PLENA ACEITAÇÃO


   
Se disseres, ante um problema que surge: “Isto não é nada”, de fato, o problema será nada. Pode até   que seja alguma coisa, mas, gradativamente, se reduzirá de tamanho e complexidade.

Se disseres, perante uma contrariedade inesperada: “Há de passar”, no exato momento em que repetires, convicto, tais palavras, o impacto da provação começará a diminuir sobre ti.

Se disseres, quando receberes um golpe que te magoe: “Superarei, com o amparo de Deus, superarei”, de imediato te sobreporás à dificuldade que, em outras circunstâncias, te arrasaria.

Se disseres, resignado, à face da notícia infeliz relativa à própria saúde: “Seja feita a vontade do Senhor”, crê que, assim, estarás dando início ao mais eficiente tratamento capaz de te restituir as forças.

Se, em tudo quanto sempre te ocorrer, te submeteres, sem reclamar, aos Desígnios Superiores, a tua atitude de plena aceitação te cumulará de forças para que continues a exaltar, em ti mesmo, a supremacia do bem sobre o mal!
******************************
Irmão José (do livro “De ânimo firme”, Psic. Carlos Baccelli) 




MENSAGEM DO ESE:
Bem e mal sofrer


Quando o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence”, não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. O desânimo é uma falta.
Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.
O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão de posto lhe faculta. Sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria e se entorpeceria a vossa alma. Alegrai-vos, quando Deus vos enviar para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do inimigo fraqueje nas tenazes de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa. Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: “Fui o mais forte.”
Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso.
 — Lacordaire. (Havre, 1863.)


(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 18.)
*****************************************************************

🌾🌷🌾"Quem espera vida sã, sem autodisciplina, não se distancia muito do desequilíbrio ruinoso ou total. É necessário instalar o governo de nós mesmos em qualquer posição da vida. O problema fundamental é de vontade forte para conosco, e de boa-vontade para com os nossos irmãos." 
*********************************
Livro: Pão Nosso
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel 
FEB – Federação Espírita Brasileira
********************************************* 


👉"Do carvão brota o diamante; na escória de todos os vícios está incubada a virtude; do mais baixo nasce o que, pela sua excelsitude, um dia assombrará o mundo. Assim, também, da enfermidade pode sair a saúde e alcançar as mais elevadas condições." 
***************************************
Livro: Grandes e Pequenos Problemas
Angel Aguarod (obra mediúnica)
FEB – Federação Espírita Brasileira

**********************************

"O Espiritismo, é o disciplinador de nossa liberdade, não apenas para que tenhamos na Terra uma vida social dignificante, mas também para que mantenhamos, no campo do espírito, uma vida individual harmoniosa, devidamente ajustada aos impositivos da Vida Universal Perfeita, consoante as normas de eterna Justiça, elaboradas pelo supremo equilíbrio das Leis de Deus." 
***************************************
Emmanuel - Prefácio - Ação e Reação - André Luiz - FCX


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.