sábado, 12 de maio de 2018

PERIGOS DO PERFECCIONISMO



Cuidado com o perfeccionismo, que tem destruído as melhores plantações de felicidade.

Muitas pessoas, a pretexto de um trabalho perfeito, jamais conseguem dar o primeiro passo na empreitada.

Não se esqueça de que a perfeição absoluta pertence só a Deus e, a menos que você pense que é Deus, comece hoje a trabalhar fazendo apenas o seu melhor, o que já será muito.

Muitos perfeccionistas terminam os seus dias em lamentável estado de frustração íntima.

Descobrem tarde que exigiram muito e fizeram pouco ou quase nada.

Não exija perfeição dos outros.

Você está vivendo num Mundo de pessoas imperfeitas para que também reconheça as próprias limitações.

Somos espelhos uns dos outros.

Não é errado errar. O sucesso é o resultado de um processo longo de erros e acertos.

Ninguém tem verdadeiramente defeitos, nem você mesmo.

Apenas ainda não aprendemos tudo o que podemos aprender de acordo com a nossa idade espiritual.

Você diria que um recém-nascido é imperfeito só porque ainda não aprendeu a andar?

No estágio evolutivo em que cada um se encontra, tem-se uma perfeição relativa, e a sabedoria do bem viver consiste em aprender a se beneficiar da luz que cada um é capaz de emitir.

Não se leve tão a sério. O melhor tratamento para o perfeccionismo é desenvolver a capacidade de rir de si próprio quando cair em algum trecho do caminho. Somente assim você terá forças para levantar e seguir. Se ficar decepcionado consigo, permanecerá no chão derramando lágrimas improdutivas.
*********************
JOSÉ CARLOS DE LUCCA 

MENSAGEM DO ESE:
Carregar sua cruz. Quem quiser salvar a vida, perdê-la-á
Bem ditosos sereis, quando os homens vos odiarem e separarem, quando vos tratarem injuriosamente, quando repelirem como mau o vosso nome, por causa do Filho do Homem. — Rejubilai nesse dia e ficai em transportes de alegria, porque grande recompensa vos está reservada no céu, visto que era assim que os pais deles tratavam os profetas. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 22 e 23.)
Chamando para perto de si o povo e os discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir nas minhas pegadas, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; — porquanto, aquele que se quiser salvar a si mesmo, perder-se-á; e aquele que se perder por amor de mim e do Evangelho se salvará. — Com efeito, de que serviria a um homem ganhar o mundo todo e perder-se a si mesmo? (S. MARCOS, cap. VIII, vv. 34 a 36; — S. LUCAS, cap. IX, vv. 23 a 25; — S. MATEUS, cap. X, vv. 38 e 39; — S. JOÃO, cap. XII, vv. 25 e 26.)
“Rejubilai-vos, diz Jesus, quando os homens vos odiarem e perseguirem por minha causa, visto que sereis recompensados no céu.” Podem traduzir-se assim essas verdades: “Considerai-vos ditosos, quando haja homens que, pela sua má-vontade para convosco, vos dêem ocasião de provar a sinceridade da vossa fé, porquanto o mal que vos façam redundará em proveito vosso. Lamentai-lhes a cegueira, porém, não os maldigais.”
Depois, acrescenta: “Tome a sua cruz aquele que me quiser seguir”, isto é, suporte corajosamente as tribulações que sua fé lhe acarretar, dado que aquele que quiser salvar a vida e seus bens, renunciando-me a mim, perderá as vantagens do reino dos céus, enquanto os que tudo houverem perdido neste mundo, mesmo a vida, para que a verdade triunfe, receberão, na vida futura, o prêmio da coragem, da perseverança e da abnegação de que deram prova. Mas, aos que sacrificam os bens celestes aos gozos terrestres, Deus dirá: “Já recebestes a vossa recompensa.”

 *****************

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIV, itens 17 a 19.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.