quinta-feira, 3 de junho de 2021

Prejuízo


Filhos: o que vos pode causar prejuízo real, a não ser a tristeza que passais a carregar em vós mesmos, por terdes falhado no momento do testemunho?!...

No testemunho de paciência...

De compreensão...

De humildade...

De honestidade...

De desapego...

De abnegação...

De coragem...

De exemplo...

Quando alguém se entristece conosco, porque não tenhamos conseguido corresponder-lhe às expectativas a nosso respeito, é extremamente aborrecido, mas quando somos nós mesmos a desapontar-nos, melhor nos conhecendo em certas fragilidades ignoradas, o sentimento de tristeza que se nos apossa é muito mais difícil de suportar.

Inúmeros casos de depressão têm a sua origem numa profunda decepção do espírito consigo mesmo.

É que nesta vida, ou em anteriores existências, no momento da prova, o espírito falhou, e, então, desnudado perante a consciência, é tomado por um sentimento de desencanto pessoal, que pode se transformar em quadro patológico.

A verdade é que milhares de espíritos andam desapontados consigo mesmos, justamente porque, sempre que retomam o corpo, pela bênção da reencarnação, olvidam os seus compromissos e desertam de suas obrigações.

Estejamos alegres em nosso mundo íntimo e nada do mundo exterior que nos possa ser causa de consternação, poderá nos afligir.

A evolução do espírito há de lhe cobrar por um único minuto de ociosidade, quanto pela mais leve e discreta fuga ao testemunho a que seja conclamado.

Fazei, pois, o que estiver ao vosso alcance para não vos aborrecerdes convosco, porque não há cruz mais pesada para o espírito do que prosseguir vivendo com o sentimento de se ter omitido ou acovardado, diante de situações nas quais poderia ter demonstrado o seu verdadeiro valor.
🌼🌿🌼
Livro: Cristo em Nós
Carlos A. Baccelli, 
pelo Espírito Bezerra de Menezes
LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo
🌼🌿🌼




🌼🌿🌼 

MENSAGEM DO ESE:

A fé e a caridade

Disse-vos, não há muito, meus caros filhos, que a caridade, sem a fé, não basta para manter entre os homens uma ordem social capaz de os tornar felizes. Pudera ter dito que a caridade é impossível sem a fé. Na verdade, impulsos generosos se vos depararão, mesmo entre os que nenhuma religião têm; porém, essa caridade austera, que só com abnegação se pratica, com um constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porquanto só ela dá se possa carregar com coragem e perseverança a cruz da vida terrena.

Sim, meus filhos, é inútil que o homem ávido de gozos procure iludir-se sobre o seu destino nesse mundo, pretendendo ser-lhe licito ocupar-se unicamente com a sua felicidade. Sem dúvida, Deus nos criou para sermos felizes na eternidade; entretanto, a vida terrestre tem que servir exclusivamente ao aperfeiçoamento moral, que mais facilmente se adquire com o auxílio dos órgãos físicos e do mundo material. Sem levar em conta as vicissitudes ordinárias da vida, a diversidade dos gostos, dos pendores e das necessidades, é esse também um meio de vos aperfeiçoardes, exercitando-vos na caridade. Com efeito, só a poder de concessões e sacrifícios mútuos podeis conservar a harmonia entre elementos tão diversos.

Tereis, contudo, razão, se afirmardes que a felicidade se acha destinada ao homem nesse mundo, desde que ele a procure, não nos gozos materiais, sim no bem. A história da cristandade fala de mártires que se encaminhavam alegres para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não se vos faz mister nem o holocausto do martírio, nem o sacrifício da vida, mas única e exclusivamente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé. 

— Espírito protetor. (Cracóvia, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 13.)

🌼🌿🌼

Conselhos


O conselho somente terá valor se
estiveres disposto a seguí-lho. Quando estejas com dificuldade em qualquer assunto, recorre a uma pessoa mais experiente, mais bem equipada, pedindo-lhe ajuda e orientação. Todavia, não leves a tua própria opinião, tentando prová-la verdadeira.

Ouve com cuidado, reflexiona e, depois,
toma a decisão que te pareça
mais acertada.

Por outro lado, não faças ouvidos
moucos às orientações e conselhos que
te dêem ou que busques.

"Examina tudo e retém o que é bom",
ensina o Apóstolo, em
nome do Bem.
🌼🌿🌼
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco

3 comentários:

  1. As mensagens iniciais me trouxeram uma verdade sufocante. Estou no caminho tentando reparar erros e eliminar a tristeza devido a decepção comigo. Que Deus me oriente e me dê forças para prosseguir e que se construa a alegria em meu espírito!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.