domingo, 2 de abril de 2023

Nossos irmãos materialistas


Eles, os nossos irmãos materialistas, sentem-se temporariamente desligados da fé. Não por que o desejem. Quase sempre observam-se empurrados para o frio da negação por acontecimentos aflitivos para cuja travessia não se prepararam devidamente. Foram condicionados, desde a juventude, por equívocos referentes à ilusória superioridade pessoal e enquanto se lhes garante o ápice das energias físicas não toleram as realidades do Espírito.

 Acham-se desafiados por enigmas da inteligência que aguardam a maturidade espiritual do mundo a fim de serem resolvidos sem os perigos da hegemonia e da guerra, e por não conseguirem soluções prematuras se fazem pessoas ressentidas contra os poderes da Criação, que devem prevalecer sobre os nossos desejos.

 Asseveravam-se crentes na Sabedoria Divina, mas pretendiam comandar os desígnios da vida, caindo em ateísmo ao se reconhecerem desatendidos nas petições inadequadas que endereçavam ao Céu, nos momentos de crise, recusando o sofrimento e ignorando-lhe a função de bênção das leis do Universo, funcionando neles mesmos.

Atenderam às sugestões inferiores inerentes à nossa própria natureza e depois de se acomodarem com situações indébitas que lhes impuseram desconforto à consciência declaram-se afastados da Paternidade Divina e afirmam que Deus não existe, já que não os preservou contra os amargosos resultados da culpa que deveriam ter evitado por si próprios.

 Confessavam-se criaturas de fé, no entanto admitiam a transferência das responsabilidades que lhes dizem respeito para os orientadores humanos a que se afeiçoavam, qual se pudéssemos responder uns pelos outros diante dos princípios que nos regem a existência, e porque os orientadores humanos padecem as limitações características de nós todos — os Espíritos em evolução no Planeta —, resvalaram no vazio deles próprios, quando esses mesmos instrutores lhes faltaram à vida.

São almas sensíveis e afetuosas que as aflições pela perda dos entes queridos, seja na desencarnação ou em graves provas do estágio terrestre, fizeram desvairar através de indefiníveis angústias, marginalizando-se, transitoriamente, em rebeldia e sofrimento.

Nossos irmãos materialistas…
Não os censures, nem lastimes, quando os encontres nos espinheiros da negação.  A descrença em Deus é desajuste da alma tanto quanto a moléstia é desequilíbrio do corpo. E não te lembrarias de acusar um doente porque seja portador de enfermidade. Ao invés disso, obedecerias ao impositivo da solidariedade, oferecendo-lhe compreensão e socorro. Assim também nós, quando estamos nas trevas, não esperamos que se nos dirija essa ou aquela frase condenatória. Suplicamos, simplesmente, para que algum braço amigo nos acenda uma luz. 

💐🌷💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obta: Cartas do Alto
  💐🌷💐

02 de abril

Há um tempo certo para tudo.

É uma questão de deixar que Eu o guie para que você saiba interiormente qual é esse momento e possa ir em frente seguindo sua voz interior com absoluta confiança.

Quando você está em paz interiormente, o tempo nada significa, mas quando você está infeliz ou desconfortável o tempo se arrasta e parece que o dia nunca vai acabar.

Quando você faz as coisas com prazer, o tempo voa e você deseja que o dia tivesse mais horas.

É importante que você aprenda a apreciar plenamente o que faz e encare tudo da maneira correta.

Você conseguirá executar muito mais e, como tudo será feito com amor, tudo será perfeito.

Que a perfeição seja a sua meta em todos os momentos.

Quando você faz algo com amor, você faz para Mim.

💐🌷💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌷💐

Nossa homenagem ao médium Chico Xavier:

*Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 +Uberaba, 30 de junho de 2002


💐🌷💐




 

💐🌷💐

MENSAGEM DO ESE:

UMA REALEZA TERRENA
UMA RAINHA DE FRANÇA

Havre, 1863

8 – Quem poderia, melhor do que eu, compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: Meu reino não é deste mundo? O orgulho me perdeu sobre a Terra. Quem, pois, compreenderia o nada dos reinos do mundo, se eu não o compreendesse? O que foi que eu levei comigo, da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E como para tornar a lição mais terrível, ela não me acompanhou sequer até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, e rainha pensei chegar no Reino dos Céus. Mas que desilusão! E que humilhação, quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive de ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre! Oh, só então compreendi a fatuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra!

Para preparar um lugar nesse reino são necessárias à abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes.

Oh, Jesus! Disseste que teu reino não era deste mundo, porque é necessário sofrer para chegar ao Céu, e os degraus do trono não levam até lá. São os caminhos mais penosos da vida os que conduzem a ele. Procurai, pois o caminho através de espinhos e abrolhos e não por entre as flores!

Os homens correm atrás dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui não há ilusões, e logo eles se apercebem de que conquistaram apenas sombras, desprezando os únicos bens sólidos e duráveis , os únicos que lhes podem abrir as portas dessa morada.

Tende piedade dos que não ganharam o Reino dos Céus. Ajudai-os com as vossas preces, porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o Céu e a Terra. Não o esqueçais!

💐🌷💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🌷💐

O ESPINHO


“E para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, mensageiro de Satanás.” – Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 12:7.)

Atitude sumamente perigosa louvar o homem a si mesmo, presumindo desconhecer que se encontra em plano de serviço árduo, dentro do qual lhe compete emitir diariamente testemunhos difíceis. É posição mental não somente ameaçadora, quanto falsa, porque lá vem um momento inesperado em que o espinho do coração aparece.

O discípulo prudente alimentará a confiança sem bazófia, revelando-se corajoso sem ser metediço. Reconhece a extensão de suas dívidas para com o Mestre e não encontra glória em si mesmo, por verificar que toda a glória pertence a Ele mesmo, o Senhor.

Não são poucos os homens do mundo, invigilantes e inquietos, que, após receberem o incenso da multidão, passam a curtir as amarguras da soledade; muitos deles se comprazem nos galarins da fama, qual se estivessem convertidos em ídolos eternos, para chorarem, mais tarde, a sós, com o seu espinho ignorado nos recessos do ser.

Por que assumir posição de mestre infalível, quando não passamos de simples aprendizes?

Não será mais justo servir ao Senhor, na mocidade ou na velhice, na abundância ou na escassez, na administração ou na subalternidade, com o espírito de ponderação, observando os nossos pontos vulneráveis, na insuficiência e imperfeição do que temos sido, até agora?

Lembremo-nos de que Paulo de Tarso esteve com Jesus pessoalmente; foi indicado para o serviço divino em Antioquia pelas próprias vozes do Céu; lutou, trabalhou e sofreu pelo Evangelho do Reino e, escrevendo aos coríntios, já envelhecido e cansado, ainda se referiu ao espinho que lhe foi dado para que se não exaltasse no sublime trabalho das revelações.

💐🌷💐
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Pão nosso
💐🌷💐

CRISTO E VIDA

Meu amigo.
Compreendendo a importância do Evangelho na seara espírita, você pergunta:

- “Já que os amigos espirituais não acreditam na salvação pela fé e sim pelas obras, sem as quais a fé se revestiria de quase nenhum valor, diga-nos, Irmão X, sem muitas palavras, que significa a influência de Jesus no mundo?”

Antes de tudo, queremos afirmar que o Cristo de Deus, sob qualquer ângulo em que seja visto, é e será sempre o Excelso Modelo da Humanidade. Mas, a pouco e pouco, o homem compreenderá que, se precisamos de Jesus sentido e crido, não podemos dispensar Jesus compreendido e aplicado. E já que você nos pede uma síntese, dar-lhe-ei uma série de vinte definições do Senhor na experiência terrestre, por nós recolhidas em aula rápida de um instrutor da Espiritualidade Maior.
***
Cristo na Existência: Caridade.
Cristo no Lar: Harmonia.
Cristo no Templo: Discernimento.
Cristo na Escola: Educação.
Cristo na Palavra: Brandura.
Cristo na Justiça: Misericórdia.
Cristo na Inteligência: Proveito.
Cristo no Estudo: Orientação.
Cristo no Sexo: Responsabilidade.
Cristo no Trabalho: Eficiência.
Cristo na Profissão: Idoneidade.
Cristo na Alegria: Continência.
Cristo na Dor: Resignação.
Cristo nas Relações: Solidariedade.
Cristo na Obrigação: Diligência.
Cristo no Cansaço: Refazimento.
Cristo no Repouso: Disciplina.
Cristo no Compromisso: Lealdade.
Cristo no Tempo: Serviço.
Cristo na Morte: Vida Eterna.
Aqui estão resultados da presença de Jesus em apenas alguns aspectos de nossos movimentos na Terra.
***
Você, contudo, provavelmente voltará à carga, indagando se nós, os espíritas desencarnados e encarnados, já atingimos semelhantes equações, e antecipo a resposta, informando a você que Jesus em nossa fraqueza é luz de esperança e, por isso mesmo, confiantes nele – o Mestre e Senhor -, estamos certos de que, um dia, nós todos faremos do Evangelho o que devemos fazer.

💐🌷💐
Irmão X
Chico Xavier
Obra: Estante da vida
💐🌷💐

O caminho da saúde mental


Quando emitimos pensamentos constantes, absorvendo-nos em reflexões amargas, inquietos, experimentando extrema dificuldade em conformar-nos com nossa trajetória provacional, cooperamos para que nossa situação psíquica se desarmonize, refletindo-se tais perturbações, em nossas forças orgânicas, que se confundem, contra os melhores esforços desenvolvidos pela sua harmonização.

Esforcemo-nos por melhorar nossa

condição espiritual, entregando-nos à Providência Divina na fortaleza da fé, a caminho de boa saúde mental.

E assim, os Benfeitores Maiores, dentro de seus recursos espirituais, farão o possível por contribuir para o nosso restabelecimento integral, auxiliando-nos o coração carinhoso e bom.

Somente assim as lutas estarão atenuadas, o ambiente voltará à calma e a esperança nos felicitará de novo na justa reorganização da vida.

Todos os obstáculos passarão e um dia, sentiremos o grande júbilo de prosseguirmos adiante na bondade fraternal de assistir e cooperar pela tranquilidade de todos.

💐🌷💐
Margarida Soares
Chico Xavier
Obra: Aceitação e vida
💐🌷💐

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.