segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Mudança profunda


Sem dúvida, o maior desafio que o homem necessita vencer é o de sua própria renovação. Poderíamos mesmo dizer que, a rigor, o homem está na Terra para mudar e, evidentemente, mudar para melhor. Porém, quase sempre ele se perde do que deveria ser o seu principal objetivo e, distraído, atravessa a existência esquecido de si.

Meditando em torno da questão, solicitamos a palavra elucidativa de Irmão José, recolhendo de nosso benfeitor valioso esclarecimento:

— Ramiro, a mudança de superfície é fácil de ser efetuada; o problema é a mudança profunda, aquela que nos altera o modo de ser. Ninguém mudou simplesmente porque hoje esteja diferente do que estava ontem... O pássaro muda a plumagem, mas continua pertencendo à mesma espécie... A árvore muda a folhagem, mas prossegue produzindo idênticos frutos... A cobra muda de pele, mas ainda secreta o veneno que lhe é peculiar... Antes de convencer-se a si mesmo que precisa mudar, o homem não muda! Muitos gastam uma existência inteira apenas para se conscientizarem da necessidade de reforma íntima... Quando chegam a se convencer, já não têm mais tempo. A morte, compulsoriamente, os transfere de plano existencial e, mais uma vez, são compelidos a deixar para a próxima encarnação o que já estão adiando há séculos...

Antes que pudéssemos absorver todo o conteúdo das justas ponderações formuladas, o Instrutor concluiu:

— Ramiro, no mundo, a maior parte das pessoas está mais empenhada na mudança dos outros do que na sua... Quer mudar por último, olvidando que, na realidade, ninguém muda ninguém sem mudar-se primeiro. Mas o tempo, em sua marcha inexorável, se encarrega de demolir com sua clava invisível tudo o que não ajudou a edificar... Na construção da personalidade, as ilusões reduzir-se-ão, todas, a escombros! Chegará o dia em que o homem, caindo em si, haverá de levantar-se, em definitivo, para as glórias da Luz!...

🌵🍄🌵
Espírito Ramiro Gama
Carlos Baccelli
Obra: Lindos Casos de Além-Túmulo
🌵🍄🌵

13 de novembro

Esperando somente o melhor da vida, é isso que você vai atrair para si mesmo; portanto, comece agora a esperar somente o melhor de tudo e de todos e observe tudo de melhor acontecer.

Espere que todas as suas necessidades sejam atendidas.

Espere respostas para todos os problemas.

Não aceite limitações em sua vida; simplesmente saiba e aceite que todas as Minhas perfeitas dádivas são suas se você aprender os valores corretos e ordenar as prioridades em sua vida.

Espere crescer em estatura e beleza, em sabedoria e compreensão.

Espere ser usado como um canal por onde possa fluir Meu divino amor e Minha luz.

Aceite ser usado por Mim para Meu trabalho.

Faça tudo com absoluta fé e confiança e veja Meus prodígios e glórias acontecerem constantemente para que sua vida seja uma verdadeira canção de alegria e agradecimento.

🌵🍄🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🍄🌵





🌵🍄🌵

MENSAGEM DO ESE:

Reconciliação com os adversários

Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. — Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil. (S. MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.)

Na prática do perdão, como, em geral, na do bem, não há somente um efeito moral: há também um efeito material.

A morte, como sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; os Espíritos vingativos perseguem, muitas vezes, com seu ódio, no além-túmulo, aqueles contra os quais guardam rancor; donde decorre a falsidade do provérbio que diz: “Morto o animal, morto o veneno”, quando aplicado ao homem. O Espírito mau espera que o outro, a quem ele quer mal, esteja preso ao seu corpo e, assim, menos livre, para mais facilmente o atormentar, ferir nos seus interesses, ou nas suas mais caras afeições. Nesse fato reside a causa da maioria dos casos de obsessão, sobretudo dos que apresentam certa gravidade, quais os de subjugação e possessão.

O obsidiado e o possesso são, pois, quase sempre vítimas de uma vingança, cujo motivo se encontra em existência anterior, e à qual o que a sofre deu lugar pelo seu proceder. Deus o permite, para os punir do mal que a seu turno praticaram, ou, se tal não ocorreu, por haverem faltado com a indulgência e a caridade, não perdoando. Importa, conseguintemente, do ponto de vista da tranqüilidade futura, que cada um repare, quanto antes, os agravos que haja causado ao seu próximo, que perdoe aos seus inimigos, a fim de que, antes que a morte lhe chegue, esteja apagado qualquer motivo de dissensão, toda causa fundada de ulterior animosidade.

Por essa forma, de um inimigo encarniçado neste mundo se pode fazer um amigo no outro; pelo menos, o que assim procede põe de seu lado o bom direito e Deus não consente que aquele que perdoou sofra qualquer vingança.

Quando Jesus recomenda que nos reconciliemos o mais cedo possível com o nosso adversário, não é somente objetivando apaziguar as discórdias no curso da nossa atual existência; é, principalmente, para que elas se não perpetuem nas existências futuras. Não saireis de lá, da prisão, enquanto não houverdes pago até o último centavo, isto é, enquanto não houverdes satisfeito completamente a justiça de Deus.

🌵🍄🌵
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 5 e 6.)
🌵🍄🌵

Dificuldades e problemas


Não admita possa alguém construir algo de bom sem dificuldade.
Pense nos problemas que uma simples semente deve encontrar a fim de germinar para servir.

Indique uma pessoa capaz de se manter na onda do êxito sem sofrer obstáculos.

Muitas vezes, é na prestação de algum serviço incômodo que você vai achar os melhores ingredientes para solução de seus problemas.

Não ore por vida fácil.

Roguemos a Deus ombros fortes, não só para carregar o bendito fardo das obrigações que nos competem, como também para sermos mais úteis.

Cada coração pode ser um manancial de bênçãos.

🌵🍄🌵
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Endereços da paz
🌵🍄🌵

Ante o berço torturado


À frente da criança torturada no berço, unge-te de paciência e ternura para a tarefa que o Céu te confia.

Nesse corpo enfermiço e mirrado em que sobram vagidos de sofrimento, manifesta-se alguém que o destino te devolve ao trabalho de reajuste.

Será possivelmente o filho ou o irmão, o companheiro ou o amigo do passado, com quem te acumpliciaste no desvio das Leis Excelsas.

Antes de rogarem asilo em teus braços, terão padecido, além, aflições atrozes e, trazidos ao teu convívio, estarão provisoriamente internados no templo de teu amor, aguardando-te o concurso preciso.

Ontem experimentavam na Esfera Espiritual os resultados da delinquência na luta humana…

O horror do suicídio deliberado…

O remorso do crime oculto…

Os frutos da crueldade…

Reintegrados no campo do espírito, guardavam na própria alma os tristes remanescentes da conduta ominosa.

Hoje, tornam à experiência do mundo, e rogam-te apoio e bondade, auxílio e consolação.

Aqui, exibem o câncer e a cegueira, ali, mostram mutilações, acolá, revelam a loucura precoce, além acusam a paralisia infantil, mais adiante, oferecem o, doloroso espetáculo de flores, cobertas de chagas que o infortúnio teria envenenado na hora do alvorecer.

Mas, em todo esse quadro de dor, vige a Infinita Misericórdia, que nos permite a concessão do recomeço com os recursos infelizes por nós mesmos acumulados, para que se nos recupere o entendimento diante da Eterna Vida.

Guarda o teu anjo enfermo com desvelada solicitude e ajuda-o com o orvalho de teu carinho e com a bênção de tua prece, na travessia da grande sombra para o retorno à Divina Luz.

🌵🍄🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vida em vida
🌵🍄🌵

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.