quarta-feira, 29 de junho de 2022

Entender e tolerar


Compreensão regendo a tolerância, nas crises e obstáculos do caminho – eis a fórmula para a garantia da paz.

A própria Natureza é um livro de preceitos nesse sentido.

Ninguém reclama flores da planta nascente e nem aguarda fruto imediato da flor, quando a flor aparece.

A água é ingrediente precioso na construção; entretanto, só a pedra é capaz de escorar o edifício com mais segurança.

Reflete-se a luz num espelho comum; contudo, só se fixa na lâmpada.

Ocorre o mesmo no campo humano.

Não se pede à criança para que caminhe com os movimentos do adulto e nem se espera de uma pessoa hospitalizada, em estado grave, comportamento igual ao daquela outra que usufrui tranquilidade no lar.

Um musicista perfeito pode não ter a menor experiência de flutuação e mergulho em assuntos de natação, e um nadador emérito, em muitos casos, desconhece totalmente o que seja pauta e clave, em matéria de música.

Acontece ainda o mesmo, no terreno do espírito.

Aqueles que te ofendem talvez ainda não se tenham voltado para o estudo dos princípios de causa e efeito, e quem escarnece de toda dor decerto ainda não experimentou receber a visita da provação, que a todos nos procura, com tempo certo, em nome da evolução.

Por isso mesmo, não percas tempo e esperança, paz e otimismo, quando alguém te não entenda ou te fira o coração.

Saibamos suportar as dificuldades dos outros, como temos sido suportados em nossas dificuldades. E amando e servindo sempre, aprenderemos que a Vida, em nome de Deus, tem lugar para todos, e que Deus, dentro da Vida, tem bastante amor para cada um.

🍄🌷🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Escrínio de Luz
🍄🌷🍄

29 de junho

Não se sobrecarregue com tudo que precisa ser feito. 

Simplesmente aprenda a dar um passo de cada vez e saiba que cada passo o conduz para mais perto de sua meta. 

Não tente correr antes de conseguir andar; não tente assumir mais do que é capaz de realizar, para não ter que se arrastar sob o peso de sua carga, cada passo um esforço. 

Esta não é a atitude certa; isto não é estar preenchido com Minha alegria e liberdade.

 Isto só significa que você está tentando se apoiar só na sua própria força; significa que você está separado de Mim e perdeu a visão da sua meta. 

Interrompa o que está fazendo, mude sua atitude. 

Entregue tudo a Mim e depois relaxe e aproveite o que está fazendo de uma maneira completamente nova. 

Mudança de atitude pode acontecer num piscar de olhos, portanto, mude, mude depressa e dance e cante no decorrer deste dia de mãos dadas coMigo.

🍄🌷🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌷🍄


🍄🌷🍄 

Mensagem do ESE: 

O dever

O dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros. O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados. Quero aqui falar apenas do dever moral e não do dever que as profissões impõem.

Na ordem dos sentimentos, o dever é muito difícil de cumprir-se, por se achar em antagonismo com as atrações do interesse e do coração. Não têm testemunhas as suas vitórias e não estão sujeitas à repressão suas derrotas. 

O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. O aguilhão da consciência, guardião da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes, mostra-se impotente diante dos sofismas da paixão. Fielmente observado, o dever do coração eleva o homem; como determiná-lo, porém, com exatidão? Onde começa ele? onde termina? O dever principia, para cada um de vós, exatamente no ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós.

Deus criou todos os homens iguais para a dor. Pequenos ou grandes, ignorantes ou instruídos, sofrem todos pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue em sã consciência o mal que pode fazer. Com relação ao bem, infinitamente vário nas suas expressões, não é o mesmo o critério. A igualdade em face da dor é uma sublime providência de Deus, que quer que todos os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não pratiquem o mal, alegando ignorância de seus efeitos.

O dever é o resumo prático de todas as especulações morais; é uma bravura da alma que enfrenta as angústias da luta; é austero e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se inflexível diante das suas tentações.

homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo. É a um tempo juiz e escravo em causa própria.

O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento.

O dever cresce e irradia sob mais elevada forma, em cada um dos estágios superiores da Humanidade. Jamais cessa a obrigação moral da criatura para com Deus. Tem esta de refletir as virtudes do Eterno, que não aceita esboços imperfeitos, porque quer que a beleza da sua obra resplandeça a seus próprios olhos. 

— Lázaro. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 7.)
🍄🌷🍄

JOSEPH BRÊ (Falecido em 1840 e evocado em Bordéus, por sua neta, em 1862)










 





🍄🌷🍄
O CÉU E O INFERNO
ALLAN KARDEC
CAPÍTULO III
Espíritos em condições medianas
🍄🌷🍄 

ORAÇÃO E RENOVAÇÃO


“Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.” – Paulo. (Hebreus, 10:6.)

É certo que todo trabalho sincero de adoração espiritual nos levanta a alma, elevando-nos os sentimentos.

A súplica, no remorso, traz-nos a bênção das lágrimas consoladoras. A rogativa na aflição dá-nos a conhecer a deficiência própria, ajudando-nos a descobrir o valor da humildade. A solicitação na dor revela-nos a fonte sagrada da Inesgotável Misericórdia.

A oração refrigera, alivia, exalta, esclarece, eleva, mas, sobretudo, afeiçoa o coração ao serviço divino. Não olvidemos, porém, de que os atos íntimos e profundos da fé são necessários e úteis a nós próprios.

Na essência, não é o Senhor quem necessita de nossas manifestações votivas, mas somos nós mesmos que devemos aproveitar a sublime possibilidade da repetição, aprendendo com a sabedoria da vida.

Jesus espera por nossa renovação espiritual, acima de tudo.

Se erraste, é preciso procurar a porta da retificação.

Se ofendeste a alguém, corrige-te na devida reconciliação.

Se te desviaste da senda reta, volta ao caminho direito.

Se te perturbaste, harmoniza-te de novo.

Se abrigaste a revolta, recupera a disciplina de ti mesmo.

Em qualquer posição de desequilíbrio, lembra-te de que a prece pode trazer-te sugestões divinas, ampliar-te a visão espiritual e proporcionar-te consolações abundantes; todavia, para o Senhor não bastam as posições convencionais ou verbalistas.

O Mestre confere-nos a Dádiva e pede-nos a iniciativa.

Nos teus dias de luta, portanto, faze os votos e promessas que forem de teu agrado e proveito, mas não te esqueças da ação e da renovação aproveitáveis na obra divina do mundo e sumamente agradáveis aos olhos do Senhor.

🍄🌷🍄
EMMANUEL
(do livro “Vinha de Luz” – psic. Chico Xavier)
🍄🌷🍄

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.